Durante quatro dias Juazeiro vivenciou uma verdadeira mistura de sabores, música, negócios e troca de experiências. O Grand Petit Terroir reuniu na orla da cidade, de 19 a 22 de novembro, empreendedores, produtores e especialistas que, aliados aos visitantes, valorizaram a identidade produtiva e cultural do Vale do São Francisco. A última noite do evento, no sábado (22) foi marcada pelo som juazeirense da Bossa Nova, com Maurício Dias e convidados, reencontro de amigos, degustações e boas vendas.
O produtor Carlos Cezar, que trouxe da cidade de Areia Branca (Sergipe) molho de pimenta com vários sabores, festejou o fim do estoque e os dias vividos em Juazeiro. “Fomos convidados a participar deste encontro pelo Sebrae, mas saio daqui grato por tudo que conheci, vivi e aprendi. Uma cidade linda de um povo acolhedor. Só tenho a agradecer, pois nos quatros dias zeramos o nosso estoque”, resumiu o expositor.
O gosto azedo da mangaba, transformado em licores e geléias pela Rede Solidária de Mulheres de Aracajú (SE) contrapôs com o saboroso doce de leite de Juremal (Juazeiro). Salete Ramos, disse que foi uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado. “Já participamos de outros eventos assim, mas aqui foi diferenciado. Vamos levar, além dos bons negócios que fizemos, algumas amizades e uma boa impressão da cidade”, pontuou.
Já o visitante pernambucano Josué Martins, saboreou e aprovou a cachaça “Petrolina”, produzida artesanalmente na vizinha cidade. “Temos muitas coisas boas na nossa região que precisam ser mostradas. Esse evento, além dos sabores, é um encontro de amigos e de valorização da cultura juazeirense com essa música que nos leva de volta aos bons tempos”, destacou.
Enquanto Maurício Dias e banda relembravam no palco sucessos dos juazeirenses Luiz Galvão e João Gilberto, no vaporzinho, que recebeu decoração especial de iluminação e telões, uma chef misturava produtos regionais na cozinha de harmonização. Um prato cheio para a cozinheira Gildete Sampaio que anotava cada receita apresentada. “Estou encantada com tudo que aprendi. Juazeiro está trazendo de volta a autoestima dos seus filhos”, pontuou.
Encantada mesmo ficou a menina Ana Júlia, que pôde observar, no telescópio gigante, as estrelas no céu. “Gostei de tudo, mas ver as estrelas bem pertinho foi demais. Muito lindo! Pena que já vai acabar”, lamentou a garota que estava em companhia dos pais.
O Grand Petit Terroir, que trouxe para Juazeiro oportunidades econômicas, culturais e turísticas, foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – BA, com total apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
Fonte: Ascom



