Região reduziu em 52,2% o número de Mortes Violentas Intencionais em comparação a outubro de 2024
O Sertão pernambucano encerrou o mês de outubro de 2025 com 43 municípios sem nenhum registro de homicídio, consolidando um dos melhores resultados da série histórica na região. No total, dez municípios não registram homicídios desde janeiro e outros superam a marca de mais de um ano sem crimes contra a vida, como é o caso de Verdejante, cujo último registro aconteceu em 2021, marcando aproximadamente 1700 dias sem indicadores de morte decorrente de criminalidade.
De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), o Sertão apresentou uma redução de 52,2% nos homicídios, caindo de 46 ocorrências em outubro de 2024 para 22 em outubro de 2025. A lista de cidades que finalizaram o mês zero MVI inclui polos regionais importantes como Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri e Petrolândia, além de municípios menores que vêm mantendo desempenho consistente ao longo de 2025 a exemplo de Calumbi, Carnaubeira da Penha, Granito, Ingazeira, Itacuruba e Manari, todos com uma diminuição de 100% nas ocorrências.
Petrolina, maior cidade da região, registrou uma redução de 12 para 5 crimes letais, uma queda de 58,3%. No apanhado do ano, 10 municípios alcançaram a marca de zero crimes contra a vida entre janeiro e outubro, reforçando o papel estratégico das forças policiais no Estado. Essas localidades apresentam, ainda, uma forte atuação operacional: apenas em 2025, Verdejante realizou 40 prisões; Itacuruba, 59; Terra Nova, 66; e Carnaubeira da Penha, 78.
No recorte dos feminicídios, outubro também apresentou um resultado marcante: 55 cidades sertanejas não registraram nenhum caso no mês, incluindo grandes centros regionais como Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Arcoverde. No comparativo mensal, houve queda de 66,7% de três casos em outubro de 2024 para um em outubro de 2025. No acumulado do ano, 44 municípios seguem sem feminicídios entre janeiro e outubro.
“O Sertão está colhendo os resultados de um trabalho totalmente integrado com a Polícia Civil, com uso intensivo de tecnologia, georreferenciamento, inteligência e operações qualificadas”, destacou o coronel Ivanildo Junior, responsável pela Diretoria Integrada do Interior II (Dinter II) da Polícia Militar de Pernambuco. “A presença ostensiva da PMPE nos municípios tem permitido interromper conflitos, apreender armas e prender indivíduos ligados a crimes letais”, pontuou.
Fonte: Ascom



