Os juazeirenses já se deixam envolver pela vibração suave que anuncia a chegada do Festival A Bossa!, como se a cidade inteira, das margens largas do Velho Chico às ruas de paralelepípedo, estivesse afinando o ouvido para um reencontro com João Gilberto. A atmosfera que antecede o festival lembra a delicadeza de “Chega de Saudade”, aquela expectativa doce, quase íntima, que faz a cidade respirar música antes mesmo que as primeiras notas ecoem.
Entre memórias e descobertas
Nesse clima, estudantes da rede municipal mergulham na história do criador da Bossa Nova durante visitas ao Memorial da Bossa, instalado na casa onde João nasceu e descobriu seu silêncio característico. Ali, o músico Maurício Dias conduz um bate-papo musicado que apresenta a harmonia e a melodia do gênero, guiando os jovens como quem conduz “O Barquinho” pelas águas tranquilas da memória. Cada passo pela casa revela a força simbólica de Juazeiro na formação do artista que revolucionaria a música brasileira.
Ao mesmo tempo, a cidade se prepara para receber Armando Pittigliani, produtor lendário que atravessou os bastidores da era de ouro da Bossa Nova. Nos dias 28 e 29 de novembro, ele comanda as rodas de conversa do Bossa Talk Show, onde compartilha histórias vividas ao lado de nomes como Nara Leão, Carlos Lyra e Os Cariocas. Como em “Desafinado”, Pittigliani relembra que a Bossa é menos sobre perfeição e mais sobre autenticidade.
A cidade vira palco
Durante três dias, Juazeiro se torna cenário natural da poesia bossanovista. O Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II recebem uma programação gratuita que reúne Vanessa da Mata, Lenine, Roberta Sá, Roberto Menescal & Théo Bial, Daniel Jobim, Mônica Sangalo, Quinteto Sanfônico e artistas regionais que entrelaçam passado e presente. O Festival A Bossa! se une ao histórico Festival Edésio Santos da Canção, que há décadas celebra a produção musical autoral da região, formando uma parceria que conecta passado e futuro, cânone e novos artistas, mostrando que a batida nascida no Velho Chico continua viva, reinventada e universal.
O evento é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, com apoio do Governo da Bahia, Bahiagás, Governo Federal e Caixa Econômica Federal.
Programação Completa
28 de Novembro – Sexta-feira
Centro de Cultura João Gilberto
* 16h – Inauguração da obra O Nascimento da Bossa Nova (de Alex Moreira)
* 17h – Bate-Papo & Bossa Talkshow com Armando Pittigliani e amigos
Arena do Centro de Cultura João Gilberto
* 19h – Festival Edésio Santos da Canção
Orla II
* 22h – Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Maurício Dias, Silas França
29 de Novembro – Sábado
Arena Centro de Cultura João Gilberto
* 17h – Bate-Papo & Bossa Talkshow com Armando Pittigliani e amigos
* 19h – Festival Edésio Santos da Canção
Orla II
* 22h – Mônica Sangalo, Loulu Gilberto, Daniel Jobim, Quinteto Sanfônico do Brasil
30 de Novembro – Domingo
Orla II
* 19h – Alexandre Leão
* Roberta Sá
* Apresentação e premiação dos vencedores do Festival Edésio Santos da Canção
* Vanessa da Mata
___
Texto: Ascom/PMJ



