Com a participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes e representantes da sociedade civil, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, lançou, nesta quinta-feira (27), o programa Alfabetiza Juazeiro. A apresentação da iniciativa aconteceu no auditório do Grande Hotel, durante o I Fórum Municipal de Alfabetização.
Além de apresentar o novo programa, o evento teve como objetivo apresentar um diagnóstico atualizado da alfabetização no município, bem como os índices de distorção idade/ano, evasão e abandono escolar. “Hoje é um dia histórico. O Alfabetiza Juazeiro nasce hoje e já grande, trazendo a comunidade para se juntar a nós nessa causa e garantir que as crianças tenham o direito de aprender o que elas precisam na idade certa”, pontuou a secretária Maéve Melo.
Atrelado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/CNCA e ao programa Bahia Alfabetizada, o Alfabetiza Juazeiro reúne um conjunto de ações estruturadas para elevar a qualidade do ensino no município e assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre as estratégias está o Comitê Gestor de Alfabetização Municipal/CGAM, constituído durante o evento.
O Comitê vai contar com representações da Universidade do Estado da Bahia/Uneb, da APLB Sindicato, do Conselho Municipal de Educação, entre outros atores sociais. “O CGAM é um convite à sociedade, uma mobilização para que todo mundo se envolva com a pauta da alfabetização, entendendo que a alfabetização não é uma pauta específica da Secretaria de Educação, mas que juntos, toda a sociedade precisa se preocupar com a alfabetização de todos os juazeirenses”
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santa Inês, Jani Santos, falou sobre a importância do Alfabetiza Juazeiro para a rede municipal. “Esse programa será muito importante para as escolas de Juazeiro e para o município, porque vai nos ajudar a melhorar a aprendizagem dos nossos alunos”.
O programa Alfabetiza ainda visa mapear todos os estudantes não-alfabetizados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos em toda a rede municipal de ensino.
—
Ascom/PMJ



