O presidente da Abrafrutas e assessor especial da governadora Raquel Lyra, Guilherme Coelho, e o vereador Ronaldo Silva realizaram, na noite desta terça-feira (2), a tradicional confraternização com profissionais de imprensa do Vale do São Francisco. O encontro, que chegou ao seu 13º ano, contou com apresentação da banda MPA e reuniu muitos jornalistas, comunicadores e convidados.
Durante o evento, os anfitriões fizeram um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2025 e agradeceram o trabalho realizado pela imprensa regional.
Em seu discurso, o vereador Ronaldo Silva destacou a renovação de seu mandato e afirmou que o encontro simboliza gratidão e reconhecimento. “É momento de gratificação, é momento de agradecimento. Quero agradecer ao povo de Petrolina por me proporcionar meu quarto mandato. O título de cidadão o povo já me deu quatro vezes”, disse.
O parlamentar também enfatizou a convivência com a imprensa ao longo do ano. “A imprensa passa o ano todo esperando esse momento. Essa convivência nossa é muito boa, respeitando o jornalista, que publica o que é de direito. Quem não quer sair nas páginas de jornal com coisa errada, ande direito.”
Ronaldo também homenageou Guilherme Coelho, a quem chamou de “irmão” e referência política. “Você não é mais Guilherme de Petrolina. Você é Guilherme do Brasil e do mundo, porque ajudou nossos produtores a superar dificuldades. Continue assim.”
Guilherme Coelho destacou que a confraternização é marcada pela união e pela amizade construída ao longo dos anos.“Estamos no 13º ano dessa confraternização. Isso mostra a amizade de duas pessoas diferentes, mas que se complementam.”
Em seu balanço sobre 2025,ele também fez um panorama do ano para o agronegócio no Vale do São Francisco, lembrando o impacto da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações de manga em julho.“Houve inquietação e insegurança. Mas prevaleceram o diálogo, a flexibilidade e o consenso. O exportador assumiu uma parte, o importador outra e conseguimos ultrapassar essa barreira.”
Guilherme informou ainda que a taxa sobre a manga já foi retirada, mas a tarifa sobre a uva permanece. Ele relatou ter discutido o tema em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que sinalizou expectativa de resolução.
Ao final, deixou uma mensagem para o período de fim de ano.“O que eu desejo é paz. Paz no mundo, paz no interior de cada um, paz nas famílias. Vamos confraternizar.”



