Hospital Universitário de Petrolina realiza mutirão nacional de cirurgias e atendimentos do projeto “Ebserh em Ação”

0

Neste sábado, 13 de dezembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, participou da mais recente edição do “Dia E” do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. A ação, promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Ministério da Saúde, teve como objetivo reduzir as filas de espera para cirurgias, exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Saulo Xavier, gerente substituto de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, que deu entrevista ao programa Nossa Voz de hoje (15), a ação visou garantir maior agilidade no atendimento aos pacientes que aguardam por procedimentos no SUS. “Esse mutirão é um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde, para aumentar o número de atendimentos e procedimentos, buscando reduzir o tempo de espera dos pacientes”, explicou.

Segundo Dr.Saulo, foram realizados mais de 500 procedimentos durante o sábado, com destaque para 16 cirurgias, sendo 11 de traumatologia e ortopedia e 5 de cirurgia geral, incluindo procedimentos de remoção de vesículas e hérnias. Além disso, o mutirão também promoveu 38 consultas de neurocirurgia e 424 consultas de dermatologia.

Durante a entrevista, Dr. Saulo Xavier comemorou a redução nas filas de espera por cirurgias e consultas. “Com essa ação, conseguimos reduzir em mais de 20% as filas de espera, principalmente nas cirurgias de traumatologia e ortopedia”, destacou o gerente, que também afirmou que essa redução é vista como um avanço importante para o atendimento aos pacientes que, muitas vezes, aguardam por meses ou até anos para realizar procedimentos médicos essenciais.

O mutirão, que mobilizou os 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh em todo o país, teve como foco a realização simultânea de atendimentos em diversas especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia e dermatologia, além de exames de imagem e outros procedimentos terapêuticos.

Dr. Saulo ressaltou que, com o sucesso da ação, a expectativa é de que mais edições do “Ebserh em Ação” sejam realizadas para continuar diminuindo as filas de espera e aumentando a oferta de serviços à população.

O projeto “Ebserh em Ação” segue como uma importante estratégia para garantir mais agilidade no atendimento do SUS, beneficiando diretamente milhares de pacientes em todo o Brasil.