Em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (16), a vereadora Rosarinha Coelho fez um balanço do seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Petrolina. A parlamentar, que se considera “novata” no parlamento, destacou suas principais ações e iniciativas, com foco especial na defesa das mulheres e das pessoas com deficiência, além de sua atuação na área da segurança pública e saúde.
“Eu sou novata na Câmara de Vereadores de Petrolina, é o nosso primeiro ano como vereadora, mas creio que, como parlamentar, pude dar minha contribuição”, afirmou Rosarinha, ressaltando sua dedicação e compromisso com os desafios da cidade.
Dentre as principais ações da vereadora na Câmara, Rosarinha destacou o trabalho voltado à segurança pública, especialmente em relação à violência contra a mulher, um tema que, segundo ela, exige um enfrentamento urgente e contínuo. “A violência contra a mulher é assustadora e alarmante. Foi nosso primeiro projeto de lei na Câmara, focado nesse enfrentamento”, declarou.
Além disso, segundo Rosarinha, tomou a iniciativa de convocar uma audiência pública para debater a segurança em Petrolina, principalmente no comércio local e outras questões relevantes para a cidade.
Outro projeto de lei importante apresentado pela vereadora foi voltado para a acessibilidade. Rosarinha mencionou um projeto de lei que propôs, durante os desfiles cívicos de Petrolina, como o 21 de setembro e o 7 de setembro, fosse criada uma espécie de área VIP reservada para pessoas com deficiência e também para idosos. “Muitas vezes, as pessoas com deficiência e os idosos não tinham um espaço adequado para acompanhar os desfiles, especialmente aqueles que iam com seus netos. Agora, com esse projeto, queremos garantir que todos tenham um lugar de dignidade”, explicou a vereadora.
Na área da saúde, Rosarinha também se mostrou firme nas cobranças, principalmente em relação ao Governo do Estado. “O Estado precisa abrir um hospital regional, assumir a responsabilidade com os pacientes renais, com aqueles que têm doenças raras e especiais, além de dar conta da média e alta complexidade da saúde. O município também tem grandes desafios na área e precisa de melhorias urgentes”, enfatizou. A vereadora cobrou ainda mais ações do Estado para o sertão pernambucano, que, segundo ela, está sendo “prejudicado” na distribuição de recursos e serviços de saúde.
Concluindo a entrevista a vereadora anunciou já ter projeto para 2026 focado na saúde preventiva das mulheres de Petrolina. “A partir de janeiro, vou começar a realizar preventivos gratuitos nas comunidades. Consegui uma ginecologista voluntária, e nosso objetivo é ir para as comunidades, principalmente as mais afastadas, e oferecer serviços de saúde preventiva”, anunciou.
Rosarinha destacou seu compromisso com Petrolina e com a população local. “Quero dizer a Petrolina que esta mulher aqui será sempre defensora das melhores políticas públicas para nossa cidade. O nosso pensamento não está voltado para nosso umbigo, mas para o povo de Petrolina, que é grande e que precisa de legisladores que defendam com grandeza”, declarou Rosarinha, reafirmando seu compromisso com a cidade e com a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.



