Primeira ordem de serviço do ano: Simão Durando autoriza construção de UBS para atender 5 mil moradores no N-7

0

“A gente esperava por isso há muito tempo”. O sentimento de gratidão de Maria Vera Lúcia, moradora do N-7, na área irrigada de Petrolina, traduz a expectativa da comunidade que assistiu à assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. O início das obras foi anunciado pelo prefeito Simão Durando, nesta quarta-feira (7).

O ato, que contou com a presença do deputado estadual Antônio Coelho, do presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, vereadores, secretários e lideranças locais, marca a primeira ordem de serviço assinada pela gestão municipal em 2026, logo nos primeiros dias de janeiro. Com investimento superior a R$ 2,1 milhões, a nova UBS vai atender cerca de 5 mil moradores do Projeto Irrigado. A unidade contará com estrutura moderna e completa, incluindo consultórios médicos, equipe de enfermagem e odontológica; salas de procedimentos, imunização e coleta de exames; recepção e sala de espera climatizadas; farmácia; salas administrativas; estacionamento com acesso para ambulâncias e Salas Lilás, voltadas ao atendimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica.

“Assinar essa ordem de serviço aqui no N-7, como a primeira do ano, é reafirmar o compromisso da nossa gestão com quem mais precisa. Estamos levando saúde de qualidade para perto das pessoas, com investimento, estrutura adequada e respeito à população. Era um grande sonho da comunidade que hoje começamos a realizar”, destacou o prefeito Simão Durando.

A obra da UBS do N-7 integra um pacote de novas unidades de saúde que estão sendo construídas pela gestão municipal em bairros periféricos e na zona rural, consolidando uma política de descentralização dos serviços, fortalecimento do acesso à saúde e presença efetiva da Prefeitura, onde a população mais precisa. Ao todo serão implantados 22 postos de atendimento em saúde nos próximos meses com o objetivo de aproximar o serviço médico e odontológico dos moradores da área urbana e zona rural.