Expresso Cidadão Petrolina reúne 11 órgãos e orienta população sobre emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

0

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (15) ao programa Nossa Voz, o gerente do Expresso Cidadão Petrolina, Jolando Carvalho, detalhou os serviços oferecidos pelo órgão e esclareceu as principais dúvidas da população, especialmente sobre a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), também chamada de SIM.

Segundo o gestor, o Expresso Cidadão funciona como um polo de atendimento integrado, reunindo órgãos do Governo do Estado de Pernambuco, do Governo Federal, do Governo Municipal e também da iniciativa privada. Ao todo, são 11 instituições atuando no mesmo espaço.

Quais serviços são oferecidos

Entre os principais serviços disponíveis estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), atendimentos do Detran, como primeira via e atualização de documentos, além de passaporte, INSS, Receita Federal e Agência do Trabalho, com oferta de vagas de emprego. O espaço também conta com atendimentos da SDS (Secretaria de Defesa Social), Compesa, Neoenergia e outros órgãos parceiros.

RG não acabou, mas mudou de nome

Um dos pontos mais abordados durante a entrevista foi a mudança no documento de identidade. De acordo com Jolando, o RG não deixou de ser emitido no Expresso Cidadão. O que houve foi a substituição pelo novo modelo nacional.

“O documento agora se chama Carteira de Identidade Nacional. Antes, cada estado emitia o seu RG. Hoje, é um documento único em todo o Brasil, com o número do CPF”, explicou.

Ele destacou ainda que quem já possui RG antigo e vai tirar o novo documento deve selecionar a opção de primeira via, que é gratuita. Muitas pessoas, segundo ele, acabam escolhendo erroneamente a opção de segunda via e enfrentam problemas no agendamento.

Documento antigo ainda é válido

Outro esclarecimento importante é sobre a validade do RG antigo. A identidade atual continua válida até o ano de 2032, desde que esteja em bom estado de conservação.

“A não ser que seja um documento muito antigo, com mais de 10 anos, ou esteja danificado. Fora isso, ele segue válido”, afirmou.

Agendamento é obrigatório

A emissão da Carteira de Identidade Nacional é feita exclusivamente por agendamento no site expresso.cidadao.pe.gov.br. As vagas são liberadas diariamente às 8h10 da manhã.

De acordo com a gerência, são disponibilizadas cerca de 260 vagas por dia, totalizando aproximadamente 1.300 atendimentos por semana e até 26 mil pessoas atendidas por mês apenas para a emissão da CIN.

“O ideal é que a pessoa já esteja com os dados preenchidos às 8h08 ou 8h09 e finalize o agendamento exatamente às 8h10”, orientou.

Não há atendimento por demanda espontânea. Quem comparecer ao local sem agendamento não será atendido.

Documentação exigida

Para evitar perda do atendimento, o gerente reforçou a importância de apresentar a documentação correta e legível.

  • Pessoas solteiras devem levar certidão de nascimento e CPF.
  • Pessoas casadas, viúvas ou divorciadas precisam apresentar certidão de casamento com averbação.

Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas. Caso estejam rasurados ou ilegíveis, o atendimento é cancelado e será necessário novo agendamento.

Documento mais completo e versão digital

A nova Carteira de Identidade Nacional permite a inclusão de outras informações, como título de eleitor, CNH, identidade profissional, certificado militar, nome social (mediante solicitação), além de condições de saúde específicas com laudo médico e tipo sanguíneo.

Essas informações ficam disponíveis, principalmente, na versão digital do documento, acessada pelo aplicativo Gov.br, além da carteira física.

Atendimento por horário e prioridades

O atendimento ocorre conforme o horário agendado, com orientação para chegada ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Há setor de triagem, sistema de chamada eletrônica e prioridade garantida para públicos previstos em lei, incluindo uma sala específica para pessoas com necessidades especiais.

Expectativas para 2026

Para este ano, a expectativa é de ampliação dos pontos de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional. Atualmente, são seis pontos, e a meta é chegar a 13 unidades.

Também estão previstas mudanças no layout do espaço, modernização do sistema de chamadas e ampliação da equipe para atender ao aumento da demanda, impulsionado pelo crescimento populacional de Petrolina nos últimos anos.

“Queremos melhorar o fluxo, ampliar o atendimento e acompanhar o crescimento da cidade”, concluiu o gerente.