Polícias Militar e Civil celebram menor número de roubos em 13 anos em Petrolina; cidade lidera redução no estado em 2025

0

As Polícias Militar e Civil comemoram, em Petrolina, o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) dos últimos 13 anos. O resultado coloca a 26ª Área Integrada de Segurança (AIS-26) — que abrange também Afrânio e Dormentes — como a região com a maior redução percentual desse tipo de crime em todo o estado em 2025.

De acordo com os dados oficiais, foram registrados 638 crimes violentos contra o patrimônio em 2025, uma queda de 31% em comparação com 2024, quando houve 918 ocorrências. É o segundo menor número de toda a série histórica da AIS-26.

Para fins estatísticos, os CVPs englobam diferentes modalidades de roubo, como roubo a transeunte, a estabelecimentos comerciais e em residências.

Com esse desempenho, a AIS-26 alcançou o 1º lugar em redução percentual de CVPs em Pernambuco, superando outras áreas integradas do estado. Na sequência aparecem a AIS-17, em Santa Cruz do Capibaribe, e a AIS-10, no Cabo de Santo Agostinho, ambas com redução de 30%.

Segundo o tenente-coronel Welber Cavalcanti, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, os números refletem o trabalho conjunto das forças de segurança ao longo do ano.

“Esses números refletem o grande esforço realizado pelas forças de segurança do Vale do São Francisco em 2025, que atuaram de forma incansável e integrada”, destacou o comandante.

Ainda de acordo com o oficial, o resultado também está ligado ao reforço estrutural promovido pelo Governo de Pernambuco, pela Secretaria de Defesa Social e pelo Comando Geral da PM. Entre as ações, estão a aquisição de novas viaturas, envio de armamentos e o apoio de unidades especializadas, como o Grupamento Tático Aéreo (GTA), BOPE, BEPI e policiais do Batalhão de Radiopatrulha, Batalhão de Choque, Regimento de Polícia Montada e CIPMoto, por meio da Operação OSTE.

O comandante ressaltou que as operações integradas tiveram como foco principal a redução dos diversos tipos de roubo, ampliando a presença policial e a capacidade de resposta das forças de segurança na região.

A Polícia Militar de Pernambuco reforça que seguirá com o planejamento estratégico e as ações integradas em 2026 para manter os índices em queda.