Com foco na segurança e no ordenamento, ambulantes participam de treinamento para o Carnaval 2026 em Juazeiro

0


Com o objetivo de garantir mais organização, segurança e melhores condições de trabalho para os comerciantes ambulantes, a Prefeitura de Juazeiro promoveu, na tarde desta terça-feira (27), um treinamento integrado voltado aos profissionais que irão atuar durante o Carnaval de Juazeiro 2026. A ação foi promovida pela Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH).

O encontro reuniu equipes da Vigilância Sanitária, fiscais de postura, 1ª Vara da Infância e Juventude e do Corpo de Bombeiros, que orientaram os ambulantes sobre ordenamento urbano, segurança, manipulação de alimentos, comercialização de bebidas e cumprimento das normas legais durante os dias de festa. O Carnaval 2026 acontece entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

Durante a ação, também foram entregues adesivos informativos, responsáveis por identificar os ambulantes autorizados e indicar os locais adequados para atuação no circuito do carnaval, contribuindo para um melhor fluxo de pessoas, mais segurança e melhores oportunidades de vendas.

Para quem trabalha diretamente na festa, a iniciativa representa valorização e diálogo. A ambulante Sabrina Miranda, que atua há três anos no carnaval, destacou a organização do evento em 2026.
“Trabalhar no carnaval nos ajuda a ter uma renda extra, e a organização desse ano está sendo maravilhosa, principalmente por sermos ouvidas e podermos dar nossa opinião. A divisão dos espaços entre alimentação, bebida e espaço para crianças está excelente. Muito massa mesmo”, afirmou.

O secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovanne Silva, ressaltou que o ordenamento é essencial para garantir um carnaval seguro e positivo para todos.

“A entrega dos adesivos faz parte desse processo de organização para garantir segurança, tanto pela atuação dos fiscais quanto para o próprio ambulante, assegurando bom fluxo e boas vendas. Também realizamos um workshop com a Vigilância Sanitária, orientando sobre manipulação de alimentos, notas fiscais e as bebidas que serão comercializadas no circuito. Esse é o cuidado que a gestão municipal tem para garantir um carnaval bom para todo mundo, principalmente para os foliões. Lembrando que o Carnaval do Brasil começa aqui em Juazeiro”, destacou.

Fotos: Anamauê