As travessias fluviais entre Petrolina e Juazeiro vão funcionar 24 horas durante os dias do Carnaval antecipado. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação da Travessia das Barquinhas de Petrolina, Luiz Raimundo, conhecido como Luizinho, em entrevista nesta quarta-feira (28) ao programa Nossa Voz, da Grande Rio FM, direto da orla de Petrolina.
Segundo ele, a medida busca atender ao aumento no fluxo de foliões que atravessam o Rio São Francisco para curtir a festa em Juazeiro, além de garantir mais segurança e organização durante o período de maior movimentação.
“Cada dia que passa a gente procura dar um atendimento melhor à população e aos foliões que fazem a travessia de Petrolina para Juazeiro. Esse é um Carnaval que acompanho há muitos anos, já são 26 anos participando, e sempre buscamos melhorar”, afirmou Luizinho.
Reforço na segurança
Para o período de folia, a associação contratou 12 seguranças extras, que vão atuar na organização das filas e no controle do embarque e desembarque. O esquema começa em Petrolina e se estende até o retorno dos foliões, com apoio também no lado de Juazeiro.
“A fila aqui em Petrolina é organizada com segurança, e na volta esses profissionais seguem para Juazeiro para organizar o retorno. A ideia é garantir um Carnaval excelente, como sempre temos tido”, explicou.
Tarifa temporária
Durante o Carnaval antecipado, a tarifa da travessia será reajustada para R$ 5 a partir das 16h. De acordo com o presidente da associação, o aumento é temporário e ocorre todos os anos nesse período, em razão dos custos extras com segurança e pagamento de horas adicionais às tripulações.
“É um trabalho que exige muito gasto. Tem a segurança, tem a tripulação, que recebe o dobro do valor normal por conta da hora extra. Para conseguir arcar com tudo isso, é necessário o reajuste”, disse.
A tarifa volta ao valor normal de R$ 3 a partir das 6h da manhã do dia seguinte.
Demanda cresce a cada ano
Luizinho destacou ainda que a procura pelas barquinhas costuma ser intensa durante a noite e a madrugada, especialmente nos dias de Carnaval, e que o aumento do público está diretamente ligado ao reforço na segurança e à responsabilidade no serviço prestado.
“A demanda é muito boa, graças a Deus. A cada ano aumenta mais o público, porque também oferecemos um trabalho com mais segurança e responsabilidade”, pontuou.
Orientações aos foliões
Para quem pretende usar as barquinhas durante o Carnaval de Juazeiro, o presidente da associação fez um apelo por consciência e tranquilidade.
“A gente espera que as pessoas não ultrapassem seus limites. Vão curtir o Carnaval na paz, saiam e retornem em paz para suas casas. Carnaval é uma festa animada, não é lugar de briga”, reforçou.



