O Carnaval de Juazeiro 2026 já impulsiona fortemente a atividade turística no município, fortalecendo setores como cultura, comércio, serviços e hospedagem, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos e um volume financeiro expressivo para a economia local. Com uma programação diversificada, que reúne grandes atrações e ídolos da música brasileira, a rede hoteleira da cidade já atingiu 100% de ocupação antes mesmo do início da festa.
Neste Carnaval, os foliões contarão com o serviço da Patrulha Turística da Guarda Civil Municipal, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte e a Secretaria de Segurança Cidadã. A ação vai oferecer segurança especializada, com foco no acolhimento e orientação dos visitantes, na prevenção de crimes e na garantia da segurança em áreas de grande fluxo turístico.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, a Patrulha Turística será implantada como projeto piloto durante o período carnavalesco. “Juazeiro recebe, neste período, uma demanda enorme de turistas, e precisamos estar nas ruas realizando esse trabalho de segurança e acolhimento, para que os visitantes levem da nossa cidade as melhores experiências”, destacou.
O Carnaval também é reconhecido como uma importante expressão da cultura, do turismo e da economia criativa. Para o diretor de Turismo da Seculte, Jomar Benvindo, o fortalecimento desse setor passa por investimento e qualificação. “Estamos em uma segunda etapa de desenvolvimento da atividade turística, e precisamos inserir boas práticas, fortalecer nossa identidade, incorporar novas tecnologias, investir em infraestrutura e ampliar a oferta turística. O Carnaval é um produto estratégico que nos ajuda a ampliar essa oferta aos visitantes”, afirmou.
O Carnaval é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e vai reunir grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Bell Marques, Igor Kannário, Psirico, João Gomes, Parangolé, Jammil, Edson Gomes, Filhos de Jorge, Luiz Caldas, Armandinho, entre outros.
Texto:– ASCOM PMJ



