A Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, retoma oficialmente os trabalhos legislativos nesta quinta-feira (5), após o recesso parlamentar iniciado em dezembro. A sessão acontece na Casa Plínio Amorim e marca também a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2027/2028.
A Casa é composta por 23 vereadores e, segundo informações apuradas, a eleição ocorre sem bate-chapa. O atual presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira, deve ser reconduzido ao cargo com apoio unânime dos parlamentares. A votação está prevista para as 11h45.
Em entrevista, Osório destacou que, apesar da pausa nas sessões plenárias durante o recesso, o trabalho dos vereadores continuou nas comunidades do município.
“Nós estamos voltando de um recesso, mas de muitos trabalhos. Os vereadores não têm sessões, mas visitam as comunidades, os povoados do interior, as vilas, áreas irrigadas, áreas ribeirinhas. Hoje a pauta está bastante recheada, com muitas indicações e requerimentos, além da eleição da mesa diretora. Eu fico muito grato por esse reconhecimento de todos os vereadores”, afirmou.
O presidente também relembrou o início do atual mandato e ressaltou que a recondução foi um pedido formal dos parlamentares, dentro das normas legais da Casa.
“Começamos no primeiro de janeiro de 2025 com o apoio de 12 vereadores, em uma eleição um pouco tumultuada, mas conseguimos vencer com o apoio da maioria. Hoje, recebo o apoio de todos os vereadores, inclusive do ex-presidente Aero Cruz, que foi um dos primeiros a assinar o documento. Recebi um pedido assinado por 22 vereadores solicitando que a eleição fosse colocada em pauta agora, no início de fevereiro. Foi um pedido deles, não uma iniciativa minha, tudo dentro da lei orgânica e do regimento interno”, explicou.
Segundo Osório, a composição da mesa diretora contará com a recondução de seis vereadores, com uma alteração prevista a partir de 2027: a vereadora Maria Helena assumirá a vaga atualmente ocupada por Diego Serra.
“Tudo foi conversado sem atritos. O vereador Diego Serra cedeu a vaga para Maria Helena, que tem sete mandatos, já foi presidente da Câmara e tem uma grande experiência. É mais do que justo termos uma mulher na mesa para representar todas as mulheres de Petrolina”, completou.
A sessão desta quinta também abre oficialmente o ano legislativo, com expectativa de debates sobre projetos do Executivo e ações de fiscalização.
“A gente espera um debate cada vez melhor, dentro das discussões e das pautas que vão surgir ao longo do ano. Petrolina vai ter muitos investimentos, muitos projetos importantes e a Câmara precisa estar preparada para acompanhar esse desenvolvimento”, concluiu o presidente.
A eleição da mesa diretora marca, oficialmente, o início dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal de Petrolina.



