Petrolina deu início, nessa quinta-feira (5), a vacinação contra a dengue. A imunização está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para receber a vacina, é necessário que pais ou responsáveis levem o público-alvo até a unidade mais próxima da residência, portando cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS.
A vacina é uma importante ferramenta de prevenção contra as formas graves da dengue, doença que tem apresentado aumento no número de casos em diversas regiões do país. A Secretaria de Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve continuar adotando medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, como a eliminação de focos de água parada.
Entre os primeiros a procurar a imunização está a advogada Adriana Luz, que levou o filho Gabriel, de 10 anos, logo nas primeiras horas do dia até a Unidade Básica de Saúde do bairro José e Maria. Para ela, garantir a proteção do filho é uma prioridade. “Para evitar formas graves da doença, especialmente considerando o aumento de casos e o risco de infecções graves em crianças, considero que a prevenção deve ser tratada como uma medida de urgência, diante do risco iminente”, destacou.
A Prefeitura de Petrolina orienta que os responsáveis fiquem atentos ao esquema vacinal e reforça a importância da adesão à campanha como forma de proteger crianças e adolescentes e reduzir a circulação do vírus no município.
Texto: -Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde



