O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI- PE), inaugurou, nesta quinta-feira (05), a Escola SESI de Referência de Petrolina. Terceira unidade do SESI com esse padrão inaugurada no Estado, a escola é uma homenagem à memória do empresário Rafael Coelho, que foi 1º vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE). A unidade foi construída a partir de um projeto arrojado que alia infraestrutura moderna, tecnologia educacional e metodologias inovadoras, a exemplo da STEAM, que integra saberes locais e inovação visando um aprendizado para a vida, para o trabalho e para o futuro da indústria. O equipamento, que recebeu novas salas, laboratórios e ginásio poliesportivo, ampliou a capacidade do SESI Petrolina para cerca de 1.100 alunos do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio.
Durante a solenidade de inauguração, que reuniu autoridades, empresários, lideranças políticas, estudantes e representantes da sociedade civil, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e diretor regional do SESI-PE, Bruno Veloso, destacou a importância da nova escola e do investimento, que ultrapassou R$ 21 milhões. “A partir de hoje, nossos estudantes terão acesso a laboratórios, equipamentos de ponta e ambientes pensados para estimular a criatividade, o pensamento crítico e o gosto pelo aprender”, frisou.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, afirmou que a iniciativa representa um compromisso com a ampliação da educação tecnológica no país. “A implantação da Escola de Referência no Sertão pernambucano está diretamente ligada ao propósito de promover o desenvolvimento regional e social”, ressaltou.
Na sequência, a superintendente do SESI Pernambuco, Claudia Cartaxo, pontuou a importância da homenagem à memória do empresário Rafael Coelho. “Hoje prestamos uma justa homenagem ao empresário que sempre nos lembrou que desenvolvimento econômico e educação caminham juntos. Uma liderança que foi o primeiro vice-presidente da FIEPE e teve a preocupação com o desenvolvimento e o fortalecimento da indústria regional”, lembrou.
Representando a família do homenageado, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, também resgatou fatos marcantes da vida do empresário e recordou momentos históricos da trajetória pessoal e profissional. E falando em nome da família, o filho de Rafael Coelho, Daniel Street Coelho, emocionou o público, ressaltando que os valores defendidos em vida por seu pai (trabalho e educação), continuam gerando frutos e presentes em obras como a Escola SESI de Referência.
No encerramento da solenidade, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, falou do orgulho que cada um dos petrolinenses tem em sediar esta nova escola, que não é apenas um prédio e, sim, uma fonte de oportunidades. “Hoje, o Sertão do São Francisco escreve uma nova página em sua história. A inauguração desta escola de referência não é apenas a abertura de um prédio, mas, sim, o nascimento de um espaço que pulsa vida, conhecimento e esperança. É aqui que tecnologia, inovação e humanidade se encontram para preparar nossos jovens para os desafios e oportunidades do futuro”, concluiu.
Fonte: Ascom



