O vereador Osório Siqueira (Republicanos) foi reeleito, por unanimidade, presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para o segundo biênio da atual legislatura (2027/2028). A eleição ocorreu nesta quinta-feira (5), logo após a primeira sessão ordinária do ano.
A votação teve chapa única, construída após articulação política entre os parlamentares da base governista, que detém a maioria das cadeiras na Casa Plínio Amorim. Segundo informações de bastidores, houve um consenso entre os vereadores da situação no sentido de manter Osório no comando do Legislativo municipal, alinhamento que teria sido defendido pelo grupo Coelho, força política majoritária na Câmara.
Com o resultado, Osório Siqueira passa a presidir o Legislativo petrolinense pela sétima vez, reforçando sua posição de liderança interna e de interlocução entre o Executivo e o Parlamento municipal. A posse da nova mesa diretora está prevista para o dia 1º de janeiro de 2027.
Mesa diretora
A mesa diretora eleita para o próximo biênio ficou composta por parlamentares de partidos que integram, em sua maioria, a base aliada do governo municipal:
- Presidente: Osório Ferreira de Siqueira (Republicanos)
- 1º vice-presidente: Gilberto de Sá Melo (União Brasil)
- 2º vice-presidente: Josivaldo Albino de Barros (Republicanos)
- 3º vice-presidente: José Josinaldo de Alencar Lima (Progressista)
- 1º secretário: Gabriel J. de Menezes (PSD)
- 2º secretário: Carlos Vanderlei A. de Carvalho Filho (PDT)
- 3ª secretária: Maria Elena de Alencar (União Brasil)
Sessão ordinária
A primeira sessão ordinária do ano contou com a presença do vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, que fez um balanço das matérias do Executivo municipal aprovadas pela Câmara. Atualmente, o Legislativo de Petrolina é formado por 23 vereadores.
A sessão também marcou o retorno do vereador Wenderson Batista (PDT) ao plenário, após o pedido de licença do vereador Major Enfermeiro (PDT), que deixou temporariamente o mandato para assumir um cargo de direção na Secretaria Municipal de Governo.



