O Chá da Inclusão, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), é um momento voltado ao diálogo que vem fortalecendo a aproximação entre as famílias atípicas e as escolas por meio de uma roda de conversa. A ação, que acontece periodicamente nas unidades Nossa Infância, busca ouvir os pais para mapear e compreender as necessidades e individualidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O momento também é voltado à promoção da conscientização, fortalecendo o respeito às diferenças.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, a interação social e o processamento sensorial. Nesse contexto, a palavra “espectro” refere-se justamente à variedade de características e comportamentos que cada indivíduo pode apresentar. Algumas crianças podem ter maior sensibilidade à luz, outras ao som ou a determinadas texturas. Dessa forma, a conversa com a família permite que a unidade identifique o que incomoda e como o ambiente escolar pode se tornar mais confortável.
Para Mary of Socorro Silva, gestora da unidade Nossa Infância Maria de Fátima Oliveira Vasconcelos, a iniciativa tem fortalecido os vínculos entre escola e família. “Na roda de conversa, algo lindo ficou marcado nos relatos das mães. Elas deixaram bem claro que seus filhos vão seguir a profissão que quiserem. Ver as mães se reconhecendo nas falas umas das outras, os pais tirando dúvidas sem medo de julgamento, todo mundo se fortalecendo em roda, mostrou que estávamos no caminho certo”, comenta a gestora.



