Segundo o secretário, meta da pasta é fechar o ano de 2026 com, pelo menos, 250 ruas pavimentadas no município
O programa Nossa Voz desta quarta-feira (13) recebeu o secretário de infraestrutura e mobilidade urbana de Petrolina, Rodrigo Jacobina, para falar sobre o anúncio do investimento de R$ 10 milhões de reais para obras de pavimentação em bairros periféricos do município. Diante da alta demanda de infraestrutura, o secretário traçou metas e ações da prefeitura para melhorias nos bairros. Também durante a entrevista, o secretário informou sobre o andamento das obras do novo terminal das barquinhas que tiveram início nesta semana.
Anúncio de 10 milhões em obras de pavimentação e metas da pasta
A prefeitura de Petrolina fez, recentemente, o anúncio de 10 milhões de reais destinados à pavimentação de ruas em comunidades periféricas, dentro do programa de pavimentação da gestão iniciado em 2017. Sobre a aquisição desse recurso, Rodrigo Jacobina enfatizou a parceria com o governo do estado e explicou sobre como será feita a escolha dos bairros contemplados pelas obras, que serão anunciados em breve pela prefeitura.
“A governadora Raquel Lyra tem se mostrado muito ativa e muito parceira de Petrolina e a gente conseguiu firmar esse convênio com o governo do Estado, de 10 milhões de reais, além de todo aquele planejamento anunciado pelo prefeito, no ano passado, para pavimentações. Então, muito em breve o prefeito vai estar anunciando essas localidades. A gente já tem uma lista prévia de demandas já de trabalho, de escuta, que a gente sempre vem realizando aqui na rádio, junto com a população, com as associações, sempre discutindo isso”, destacou.
O secretário divulgou, durante a entrevista, que a meta da prefeitura, dentro do conjunto de obras previstas no programa de pavimentação do município é de que, até o ano de 2028, 2 mil ruas sejam pavimentadas em Petrolina.
“A gente tem buscado ainda mais recursos, buscado angariar ainda mais fontes para poder ampliar ainda mais esse sistema. Então, o prefeito deu uma meta para gente de, até 2028, chegar à 2000 ruas pavimentadas no total, ou seja, 500 ruas seriam previstas para gente fazer, até 2028, e a gente tem buscado isso e a nossa meta da secretaria é fechar o ano com pelo menos 250, que seria 50% essa meta já contratada. Então a gente tem já o recurso para isso, para poder conseguir atingir essa meta e, agora, a gente já está na fase já de fechamento de licitações”, informou.
Novo Terminal das Barquinhas
Outra grande obra de requalificação no município é a construção do novo terminal das barquinhas de Petrolina, que teve início nesta segunda-feira (11). Rodrigo Jacobina informou que a perspectiva para a entrega da obra seja antecipada e que a construção demore menos que os 10 meses previstos inicialmente no projeto.
“A gente já fez o tapume de cercamento, de proteção da obra. A estimativa é que a gente entregue com 10 meses de obra, no máximo. Mas o prefeito tem pedido que a empresa acelere um pouco para que a gente entregue antes do final do ano essa requalificação”, disse.
O secretário informou que foi feito um desvio para que os passageiros das embarcações possam continuar acessando o transporte, enquanto as obras estiverem em andamento. A previsão é que todo o trecho de acesso às barcas seja pavimentado.
“A ideia é que a gente pavimente até o acesso da barquinha. Então, não vai ter mais lama, não vai ter mais terra durante os períodos chuvosos”, destacou o secretário que também reforçou sobre a construção de uma cobertura, que irá proteger os usuários do sol e da chuva, no terminal de embarque e desembarque que será construído.
Além disso, o projeto prevê a construção de espaços com acessibilidade para pessoas com deficiência que precisam utilizar o terminal. “Acho que a gente tem o problema da barquinha, hoje, de acessibilidade, principalmente, para quem é portador de deficiência e dificuldade de locomoção. A ideia é que a gente consiga contemplar esse público também”, informou.
Pacote de praças
Além da obra do terminal das barquinhas, o secretário destacou sobre a finalização e a entrega de um pacote de praças no município, incluindo a etapa final na Praça Nossa Senhora da Conceição, na região do bairro Areia Branca, com previsão de entrega no mês de junho. A retomada da obra da Praça do João de Deus, em frente ao IF Sertão e da praça Maria Maga, no bairro José e Maria. “Uma praça de quase 6 mil m² de área, uma praça bem grande ali na no José e Maria, que vai ser totalmente requalificada”, informou o secretário.
Confira a entrevista na íntegra
A entrevista completa com o secretário de infraestrutura e mobilidade urbana de Petrolina, Rodrigo Jacobina, no programa Nossa Voz, desta quarta-feira (13), está disponível no canal da Grande Rio FM no YouTube, através do link.



