Petrolina recebe Detran Itinerante entre esta segunda (25) e quarta-feira (27); ação é para usuários remanescentes do mês de abril

0
Foto: Reprodução

Serviço do DETRAN Pernambuco é para emissão da primeira carteira de habilitação e retorna a Petrolina para atender pessoas que receberam senhas, mas não conseguiram atendimento na última ação realizada no município no mês de abril

Diante da grande procura registrada na última ação do Detran Itinerante, no final do mês de abril, em Petrolina, o DETRAN Pernambuco precisou distribuir senhas para que as pessoas que não puderam ser atendidas naquele momento, para a emissão da primeira via da nova CNH, fossem atendidas posteriormente.

“O programa ele esteve em Petrolina, no final do mês de abril, durante três dias, mas a procura foi muito grande, superou todas as expectativas e bateu todos os recordes do Detran Itinerante em todo o estado. Então, a gente precisou distribuir senhas naquele momento para que, posteriormente, essas pessoas viessem a ser atendidas”, afirmou o diretor geral do Detran-PE, Bruno Santos, em entrevista ao programa Nossa Voz, desta segunda-feira (25).

O atendimento aos usuários remanescentes começou nesta segunda (25), para as fichas de 01 a 200. Amanhã, terça-feira (26), será feito o atendimento às fichas de 201 a 400 e na quarta-feira (27) será ofertado o atendimento às fichas de 401 a 600.

O diretor geral do Detran-PE alertou que as pessoas atendidas pelo Detran Itinerante precisam realizar o pagamento das taxas relativas aos serviços. Os boletos serão gerados e entregues no momento do atendimento.

Confira a entrevista na íntegra

A entrevista com o diretor geral do Detran Pernambuco, Bruno Santos, está disponível no canal da Grande Rio FM, no YouTube, através do link.

eu tô na linha com Bruno Santos, diretor geral do Detran. Vem fazer um balanço aqui do Detran itinerante, realizado recentemente também aqui na nossa cidade, trazer outras informações também aqui para os ouvintes. Bruno, bom dia.

Seja bem-vindo aqui ao nossa voz. Bom dia, Néia. Bom dia, Carine. Bom de ouvinte do programa Nossa Voz, é um prazer estar aqui com vocês. Muito bem, Bruno. Eh, diante aí da procura do Detran, precisou distribuir algumas senhas, né, para as pessoas que não puderam ser atendidas naquele momento, serem também posteriormente atendidas. Como é que ficou essa programação também para os usuários do Detran? É, exatamente.

O programa ele esteve no final do mês de abril, ah, durante três dias, mas a procura foi muito grande, superou todas as expectativas e bateu todos os recordes do do Detran itinerante em todo o estado. Então a gente precisou distribuir senhas naquele momento para que posteriormente essas pessoas viessem a ser atendidas. Uhum. E quais são os serviços, né, que foram oferecidos aí durante esse atendimento? São basicamente todos os serviços que o Detran oferece.

Agora o foco da operação naquele momento foi para a o início do programa, ou melhor, o início de pessoas que dão entrada na no programa primeira habitação. Hã. Pessoas que estão procurando para fazer a matrícula, a abertura de serviço a, que não estavam encontrando disponibilidade dado a a outra procura no na Ciretran. Muito bem.

E aí, no caso, a foi rápida, né, a questão da do repasse das senhas diante da grande demanda aqui de Petrolina. Há uma previsão de retorno desse programa aqui para a região do Sertão? Olhe, por enquanto não. A Até mesmo porque o programa de preenchimento que ele é volante, então ele tá circulando o estado inteiro. Para Petrolina a gente não tem programação na previsão não, por enquanto não.

Até mesmo porque nós já tivemos são duas ocasiões e menos de um mês. Naquele momento, agora nos últimos três últimos dias, do mês de abril, como como encheu o pátio, foi muita procura, deu até alguns problemas aí naquele momento, porque extrapolou a capacidade de atendimento, aí a gente distribuiu o dobro de senhas para que a gente voltasse em uma segunda ocasião.

A gente tentou voltar agora no início de maio, mas não conseguiu, dada a programação de todos os veículos que estavam ocupados e também o nosso pessoal. A gente tem um pessoal já certo para poder estar atuando no atendimento do Detran itinerante e a gente não tinha agenda disponível para esse pessoal. Então, por isso que a gente retornou agora só na última semana de maio para poder atender esse pessoal que ficou o remanescente, na verdade, né? O remanescente que não conseguiu atendimento naquele momento.

Por isso que a gente não tá abrindo, a gente não tá disponibilizando para todo mundo, porque senão a gente vai ter que voltar uma terceira vez para poder resolver mais problemas. Então, nesse momento agora é só para o pessoal que pegou a senha naquele momento. Uhum. Ah, quais são as outras cidades aqui de Pernambuco que vai ocorrer o Detran e DNER A gente tá com uma programação extensa, principalmente por conta do Maio Amarelo. Então são diversas ações tanto educativas e a gente coloca também o atendimento do Letran.

Acredito que agora na terceira para quarta semana de maio, a gente vai estar circulando ali pelo agreste do agreste meridional ali na região de Garanhuns, São João, naquelas cidades ali do entorno. Hum. Perfeito. E aí no caso, né, a orientação que se passa para quem tá com algum serviço, surgiu alguma emergência que depende dessa demanda do Detran, né?

Com a orientação que você passa para a população aqui que é atendida pela oitava Ciretran aqui de Petrolina. Se tiver algum serviço de urgência e você não conseguiu a senha, você não está com a senha, que você procure a Ciretran. Esse atendimento aí é com foco nas pessoas que estão abrindo o serviço da primeira habilitação.

Porque a só para você ter uma ideia, né, aí carinho, é, a gente que todo mês de, todo ano de 2025, a gente registrou cerca de 85.000 pessoas que procuraram o Detran para iniciar o serviço de primeira habilitação. E durante os quatro primeiros meses desse ano, já são quase 80.000. Então, muitas pessoas estão questionando, estão levantando, não tá, não tem vaga para poder fazer a prova, não, não é que não tenha vaga, tem vaga.

A gente inclusive ampliou o número de vagas. Tem várias cidades que já estão fazendo provas ao sábados também, justamente para aumentar o número de vagas. Na sede a gente aumentou em quase 4.000 4.000 vagas e só que a gente não está dando conta dessa demanda. Com o advento do programa CNH do Brasil, nova CNH do Brasil, aumentou consideravelmente a procura da população pela primeira habilitação.

Então a gente está buscando resolver esses gargalos, resolver essas situações para que a gente possa disponibilizar ainda mais vagas para a população. Agora a procura está muito grande. Então está superando. dando qualquer capacidade de atendimento. Tudo bem, a gente Isso não é E é vale salientar o seguinte, isso não é um problema do Detran de Pernambuco. Isso é uma situação comum a todos os detrões no Brasil. Eu tenho conversado sempre com diversos presidentes, com diversos diretores gerais de órgãos pelo Brasil inteiro e todos eles estão com a mesma dificuldade.

A gente não A gente não se preparou para isso, foi um programa que foi ah estreado para a gente agora no início desse ano, no final de 2025 para o início de 26. Então a gente está tendo que lidar com essa situação, com essa procura intensa e muitas pessoas infelizmente tem um reclamando, porque aparentemente o Detran não está disponibilizando vagas. O Detran está disponibilizando vagas ou o número de vagas, agora a procura aumentou muito.

Ok, Bruno eu quero agradecer pela participação e deixar a nossa voz aqui à disposição para sempre estar atualizando também esse cronograma e visita e atendimentos também aqui na região, tá? Joia, o Detran está à disposição. Estaremos aí nos dias 25, 26