Em caráter de urgência e como forma de contribuir para diminuir o surto no município, o Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de Cabrobó que sejam intensificadas as campanhas de vacinação contra o Sarampo. Em Pernambuco, 39 cidades receberam esse tipo de recomendação preventiva. O prazo é de cinco dias úteis para a prefeitura fazer a implementação das medidas.
De acordo com o MPPE, o prefeito precisa convocar a população para a vacinação nas unidades de saúde, bem como para mobilizar o público e conscientizar sobre a importância da imunização contra o Sarampo. Ainda, deve alertar sobre o risco de disseminação da doença em virtude da redução dos índices de imunização no país.
Também foi recomendada a implementação de ações integradas entre as áreas da Saúde e Educação, para que ocorra a verificação, por parte das escolas públicas e particulares, da situação das cadernetas de vacina dos estudantes.
Em nota, o município de Cabrobó informou que vem cumprindo com todas as ações de controle e bloqueio da doença, através da campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo preconizadas pelo Ministério da Saúde, priorizando pelas faixas etárias cada grupo. No atual momento, o município não enfrenta surto de Sarampo.