Nesta sexta (22), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) vai promover um dia especialmente dedicado à saúde do homem. O mutirão, em alusão ao Novembro Azul, será na sede do sindicato, das 08 às 16h.
Nesta quinta-feira (21), a presidente do STTAR, Leninha Lima e a doutora Amanda Castro, que é Clínica Geral e responsável pelo Centro Médico do STTAR participaram do programa e destacaram detalhes da ação.
Leninha pontuou o objetivo da campanha. “Com o balanço do outubro rosa, mais de 600 procedimentos foram realizados e nesse projeto Novembro Azul realizado pela primeira vez, para os homens, esperamos um bom resultado. O trabalhador associado deve trazer o contra cheque e fazer uso dos procedimentos com os especialistas, pode fazer todos vai depender mesmo do tempo que o associado tiver”, disse.
Amanda Castro, Clínica Geral falou da expectativa e como são realizados os exames. “No mutirão de amanhã, os trabalhadores rurais vão poder passar por consultas e exames. As consultas são com urologistas, terá realização de ultrassonografia de próstata e exame de PSA, eles também podem se consultar com outras clínicos que já atendem no Sindicato como: Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Cirurgião dentista e Clínico Geral”, contou.
Amanda fez uma avaliação geral. “O Ministério da Saúde fez essa campanha no novembro como forma de chamar a atenção precoce do câncer de próstata, hoje em dia é o segundo que acomete os homens ficando atrás do câncer de pele. Segundo o Instituto de Câncer estima-se que 68 dos casos são diagnosticados confirmados, entre 2018 e 2019, e que sete novos casos diagnosticados por hora no Brasil”, destacou.
A médica ainda pontou que dentro do Sindicato, atualmente, não tem uma demanda muito grande desses pacientes, “iniciamos essa campanha para auxiliar mais na saúde do homem, porque se forem depender do SUS eles passam até seis meses para conseguir consulta com um especialista na área”, destacou Amanda.
Amanda Castro falou ainda da importância da realização do exame de próstata. “Diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem noventa porcento de chaces de cura. Muita gente não se cuida devido ao preconceito, o exame de toque é um exame simples realizado anualmente, a ultrassom e o PSA são indolores e de extrema importância para a saúde do homem. Dá para identificar na ultrassom o aumento ou não da próstata, mas pode ser confundido com uma doença benigna chamada “hiperplasia prostática benigna” amanhã todos esses exames serão realizados”.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)