A reportagem do programa Nossa Voz desta quinta-feira (12) conversou com o tenente Josemi Gomes para falar sobre a convocação que o exército de Petrolina está fazendo para os reservistas que serviram a instituição nos últimos cinco anos, ou seja no período de 1º de dezembro de 2014 a 30 de novembro de 2019.
A atualização dos dados podem ser feitas através do site até o dia 31 de janeiro de 2020 ou comparecer ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta, de 8h às 16h30.
“Os homens que se alistaram ao serviço militar e não fizeram a atualização podem sofrer inúmeras complicações como por exemplo, não conseguir tirar passaporte, não fazer inscrições para vestibular, como também não conseguir se inscrever em concurso público, nem assumir cargo público, ou até mesmo na obtenção de emprego por que as as empresas exigem o certificado de reservista atualizado”, pontuou.
O tenente ainda reforça que o reservista que saiu e está fazendo suas apresentações normalmente não paga taxas, mas se ele deixou de se apresentar no decorrer dos anos tem que fazer e pagar uma taxa dos anos anteriores.
Os documentos necessários são: O próprio certificado de reservista, ou certificado de situação militar que é outro tipo de documento e também´o documento de identidade.
As condições para as mulheres que serviram o serviço militar na área da saúde é voluntário, mas caso tenham servido ao exercito deve atualizar seus dados. A previsão de atendimentos cadastrais é de mil pessoas.
Caso os convocados não consigam atualizar as informações, poderão realizar o procedimento posteriormente em qualquer quartel ou junta de serviço militar com o pagamento de multa pelo atraso.
O 72° Batalhão de Infantaria Motorizado fica localizado na avenida Cardoso de Sá, bairro Vila Eduardo em Petrolina. (Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)