Secretária de saúde fala sobre cadastro e atualização do cartão do SUS em Petrolina

0
De acordo com a secretária, o cartão sus não tem prazo para atualização. (Foto: Arquivo/ Nossa Voz)

A Secretária executiva de Atenção à Saúde em Petrolina, Ana Carolina Freire concedeu entrevista ao programa Nossa Voz na manhã desta segunda-feira (16) e falou das especificidades nas atualizações do cartão para a população petrolinense.

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atualizado e emitido em qualquer unidade da rede municipal.

“A população pode procurar uma unidade de saúde mais aproximo de sua residência, aqui no centro a gente conta também com o centro auditivo que também emite o cartão sus. É muito fácil, basta trazer o documento de identidade (RG), CPF e documento de residência atualizado, para crianças, o responsável precisa estar munido da Certidão de Nascimento. O cartão sus que inicia com o número oito dele ser atualizado pois ele está invalido”, disse Ana Carolina.

Carolina alerta sobre mudanças de endereços. “As pessoas que mudaram de cidade e importante que atualizem o cartão sus em cada município que estejam residindo. Tudo isso nos leva para um controle de números. Mudou de cidade, de endereço, atualizar sempre o cartão sus”, pontuou.

A secretária informa que caso a unidade de saúde não imprima o cartão,é só anotar o número e esse número serve como identificação do cartão sus. As informações podem ser passadas por e-mail dos usuários, contato por telefone que o serviço manda fotos para o paciente. De acordo com Ana mesmo que a pessoa tenha plano de saúde é importante atualizar o cartão caso precise dos serviços. Não tem prazo para atualizar.

A ouvinte do programa Nossa Voz, Luiza da silva Magalhães, moradora do bairro Gercino Coelho disse que precisou deixar o cartão sus na AME do bairro para receber uma receita. “Meu cartão ficou na AME para um recebimento de receita, para compra de colírio, nem recebi a receita e ainda deram fim no meu cartão, fui lá para imprimir um novo e a impressora tá quebrada. Me passaram um número para tirar outro lá no centro auditivo, mas não tenho tempo devido ao trabalho.

A essa questão a secretária executiva respondeu. “Em relação ao cartão do sus, até concertar uma impressora tem que passar para um processo licitatário, por isso a impressora está quebrada e uma foto da tela, anotar número do cartão. Com relação de deixar o seu cartão sus para que o médico faça receita para a senhora, realmente isso não pode acontecer, o médico tem que ver a paciente pra que seja validado e encaminhada ao atendimento clinico”, finaliza.

O cartão SUS também é obrigatório para pessoas que precisam tomar posse em concurso público, emitir passaporte, beneficiários de programas sociais, entre outros.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)