Secretário da SDS-PE faz balanço e divulga dados sobre violência no estado; Caso José Carlos AMMPLA foi citado

0
(Foto: Diego Nigro/ JC Imagem)

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, (SDS-PE), Antônio de Pádua, concedeu na manhã desta quinta-feira (19), entrevista exclusiva ao programa Nossa Voz e pontou dados de homicídio, feminicídio, furto e roubo para o Estado e em Petrolina. Na ocasião, Pádua ainda respondeu sobre o andamento do caso de tentativa de assassinato ao secretário-executivo da AMMPLA em Petrolina, José Carlos.

Antônio de Pádua deu detalhes sobre registro de redução de homicídios em dois anos consecutivos em Pernambuco.

“É uma prestação de contas que o governador Paulo Câmara tem feito, foram os investimentos realizados na segurança agora transformados em resultados positivos na redução dos crimes contra a vida, como os crimes contra o patrimônio tiveram avanços. No evento em Recife foi divulgado o balanço onde dois anos consecutivos que o estado vem reduzindo números de mortes em todo o território. Para o Sertão houve um redução bastante expressiva na cidade de Petrolina nesse últimos dois anos, nosso trabalho continua, sem dúvida com muitas ações a serem realizadas e implementadas”, destacou.

Números do policiamento em Pernambuco

“Um aumento efetivo foi feito. O governo tem realizado ao logo desses últimos anos um trabalho bastante importante no aumento do efetivo policial em todo território, já em 2017 foram contratados cerca de 1.500 policiais militares, em 2018 cerca de 1.300 policiais militares contratos e mais de 800 policiais civis contratados para trabelharem nas delegacias de Polícia Civil e mais de 400 servidores da Polícia Cientifica, além de 250 Bombeiros militares.

Atualmente, temos mais de 430 alunos finalizando a academia de Polícia Civil para serem nomeados como agentes, já em 2020 queremos mais policias civis fazendo investigações policiais em todo o território de Pernambuco, como oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros que há anos que esses concursos não eram realizados e o governador Paulo Câmara retomou”, pontuou o secretário.

Dados e reduções de violência em Pernambuco

Questionado sobre violência contra mulher Pádua destacou: “O trabalho tem sido muito dedicado, não só de reduzir o número da violência de uma forma geral, mas especificante para a violência contra mulher. Um trabalho que vem sendo desenvolvido com a secretaria da mulher e outras secretarias que compõe o pacto pela vida, dentro dessa política pública nós temos um olhar todo especial pra defesa e o combate a violência contra as mulheres. Mês passado tivemos 80% de números de casos de feminicídio em Pernambuco, ou seja saímos de um total de 5 ocorrências em novembro de 2018 para apenas 01 caso em 2019. Ainda é muito, o nosso objetivo é que não haja o homicídio da mulher, feminicídio que é o crime onde o agressor mata a mulher em razão do ódio a pessoa.

Para os casos dos homicídios contra as mulheres no total, geral, ele teve uma redução de quase 16%, saímos do total de 220 casos para 185 casos agora em 2019 é uma redução bastante expressiva, vamos trabalhar para que esse número seja ainda menor para 2020″, considerou

Caso José Carlos, secretário-executivo da UMMPLA de Petrolina

Em resposta ao andamento e como está sendo acompanhando o caso o secretário frisou. “Como vocês sabem, ontem teve a coletiva da Polícia sobre esse caso, estamos acompanhando desde o dia que aconteceu o evento, no mesmo dia conversamos com o prefeito do município para entender o que estava acontecendo em Petrolina. De antemão, as forças policiais já começaram a atuar tanto no aumento do policiamento ostensivo na região como com reforço investigativo da Polícia Civil. Ontem foi divulgado a foto e a qualificação do responsável por essa tentativa de homicídio e estamos em busca para fazer a captura, e fazer a prisão desse crime. A nossa resposta foi rápida no sentido de identificar a execução do crime, mas falta muita coisa, muita investigação para fazer, para chegarmos até o mandante até que essas respostas sejam datas a população e a família da vítima”, considerou.

Segurança natalina e final de ano

“Temos todo um esquema de segurança para o natal e fim de ano previsto para o Sertão, para toda área de Petrolina, estamos bem próximo do final do ano e nossa meta agora em 2019 é que seja o segundo melhor resultado do pacto pela vida. Estamos apontando aí uma taxa de 35 homicídios por 100 mil habitantes, estamos trabalhando dia a dia para que possamos atender essa taxa, essa meta, que foi designada pelo governador Paulo Câmara, para que a gente possa ter o segundo melhor resultado do pacto pela vida no estado”, disse Antônio.

Alerta celular

“Os resultados obtidos no estado são bons, o alerta celular é um programa do governo do estado de redução de crimes contra o patrimônio, é importante deixar registrado a participação popular, é importante que a população registre o seu celular no programa para que a polícia tenha condições de recuperar e devolver o aparelho aos donos. Esse programa tem sido muito importante na redução de criminalidade e temos números bastantes interessantes quanto no número de apreensões de celulares quanto na prisão de criminosos responsáveis por roubos e furtos de aparelhos celulares. Os dados são: em novembro, por exemplo houve uma redução de 27% de assaltos, furtos a celulares o que significa menos roubos e menos assaltos, quanto a recuperação tivemos recorde de quase 9 mil aparelhos recuperados, ou seja um aumento de 82%”, finalizou Antônio Pádua.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)