Secretária alerta sobre agressões às equipes de Saúde de Petrolina

0
(foto: Arquivo Nossa Voz)

A secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire participou do Nossa Voz desta quarta-feira (22) para relatar a série de episódios de violência que as equipes de saúde do município de Petrolina vêm sofrendo. Segundo a secretária, o último alvo foi um médico do SAMU.

“O nosso médico atendeu o telefone, a pessoa já estava um pouco agressiva ao telefone. Ele não conseguia entender até porque a pessoa gritava muito. Como ele entendeu que a pessoa está desacordada, ele encaminhou uma unidade avançada pra residência dessa paciente. E ao chegar, a paciente estava sentada, acordada e orientada. E ele foi explicar à família qual a funcionalidade do SAMU. (…) E o familiar começou a agredir verbalmente o profissional até querer agredir fisicamente. Foi quando a equipe entrou na frente pra proteger o profissional e assim todos se retiraram do local da ocorrência”, relatou Ana Carolina.

A secretária informou ainda que não só no SAMU, mas também nas unidades de saúde são constantes os casos de agressão. “A gente está aqui pra prestar assistência, pra prestar socorro e as pessoas estão utilizando do assédio, da agressão pra afastar os profissionais”, denunciou Ana.

A intenção da Secretaria de Saúde de Petrolina ao divulgar o episódio é conscientizar a população. “A gente vem aqui pedir a conscientização da população em relação aos profissionais de saúde, principalmente os profissionais do SAMU que sofreu uma agressão dentro de uma ocorrência. E isso foi assustador. (…) A população precisa entender qual é a função do SAMU, como são direcionadas as ambulâncias do SAMU pra fazer um real atendimento, um atendimento adequado”, afirmou Ana Carolina Freire.