“Brigam por status”, diz Paulo Valgueiro sobre formação das comissões

0
Líder da Oposição disse que o clima está tenso na Câmara. (Foto: Arquivo Nossa Voz)

Amanhã (05) a Casa Plínio Amorim inicia as atividades de 2019. Para falar sobre a expectativa desse ano legislativo, o líder da oposição na Câmara de Petrolina-PE, Paulo Valgueiro (MDB) esteve no programa Nossa Voz de hoje (04). De acordo com Valgueiro a primeira missão dos vereadores, que é definir as comissões permanentes, foi adiada para quarta-feira (06). “Deveria ter sido hoje, mas teve alguns (vereadores) foram passear em Brasília, em Recife e ficou pra próxima quarta-feira”, alfinetou.

O vereador do MDB contou que clima está tenso na Câmara. “Não sei porque tanta discussão em relação a formação das comissões porque o que a gente vê na verdade é o não funcionamento na prática. O pessoal faz o parecer e na hora da sessão sai pegando a assinatura de vereador, sem que o vereador sequer ter lido ou participado da elaboração dos pareceres. (…) Brigam por status”, comentou o vereador que disse também que espera que nessas novas comissão o trabalho seja mais intenso.

Sem citar nomes, Valgueiro denunciou que alguns vereadores nem leem o conteúdo dos pareceres. “Já aconteceu de o parecer dizer que o projeto é constitucional e o vereador votar contrário ao projeto”, relatou o líder da oposição.

Por telefone, o vereador Ronaldo Silva (DEM) confirmou que alguns vereadores de Petrolina não dão a devida importância ao trabalho das comissões. “Tem outros que não sabem nem o que estão fazendo. Chegam os pareceres, eles assinam sem saber de nada”, comentou.

Oposição unida

Sobre o bloco de oposição, Paulo Valgueiro disse que os seis vereadores, mesmo formados por partidos antagonistas no campo político nacional, como PT e PSL, eles conseguem deixar de lado as divergências partidárias. “A gente consegue compor, a gente consegue dialogar, consegue discutir as demandas (…) e ter essa interação boa”, relatou.

Cobranças da população

Sobre o pronunciamento do vereador José Batista da Gama (PDT) de que alguns vereadores estão incomodados com a postura de lideranças comunitárias de Petrolina “teleguiadas”, que estariam usando problemas comunitários para denegrir vereadores nos meios de comunicação. O vereador Paulo Valgueiro disse que as cobranças fazem parte das obrigações do cargo. “Às vezes o que acontece é ciumeira besta de vereador”, comentou Valgueiro recomendando que esses vereadores se aproximem dos comunitários para que as demandas cheguem através deles.