A IX Geres, em Ouricuri, recebeu na manhã desta quarta-feira (11), profissionais de saúde e membros da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) para o I Seminário de Saúde LGBT da região. O evento é uma oportunidade para promover a saúde integral destas pessoas no setor público, através de qualificação dos níveis de atenção.
Para o coordenador estadual da Saúde LGBT do estado, Luiz Valério Soares Cunha Júnior, é preciso uma atenção especial para esta população, que ela tenha mais conhecimento sobre a saúde integral no estado. “Um dos objetivos é desenvolver processos específicos de formações em saúde com temas diversos para esta população”, disse.
O coordenador ministrou a palestra sobre a temática com intuito de abrir diálogos sobre os serviços de saúde atuais, suas formas de acolhimento, cuidados, formas de fazer e a interiorização da política de saúde LGBT. Foram abordados temas relacionados à identidade de gênero e orientação sexual. “é preciso construir um olhar acolhedor e sem preconceito, fortalecer essas ações de saúde voltadas para a população LBGT aqui na região”, pontuou Valério.