O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, assinou ontem (17), o Decreto que estabelece medidas temporárias contra a pandemia do novo Coronavírus, o Covid-19. O município entrou em Estado de Emergência de Saúde Pública e criou o Grupo Condutor de Emergência em Saúde Pública.
Para enfrentamento da emergência de saúde pública, poderão ser adotadas as seguintes medidas: Isolamento; quarentena; determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas de saúde.
Além disso, ficam suspensos todos os eventos públicos e particulares culturais, religiosos, comemorativos e recreativos. Também estão proibidas as aglomerações que ultrapassem 80 pessoas. Da mesma forma, a prefeitura também recomenda a suspensão das atividades de academias de ginástica e grupos de lazer de qualquer categoria.
Sobre as aglomerações, sejam públicas ou particulares, serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e terá poder de polícia para determinar cancelamento, caso haja descumprimento do quantitativo de pessoas determinado. Também foram canceladas todas as viagens de servidores da prefeitura para cidades onde haja casos comunitários ou locais de COVID-19.
Quanto às aulas, seguem suspensas na rede municipal a partir de hoje (18) até o dia 31 deste mês. Nas creches a suspensão começa nesta sexta (20) até o fim de março.
As feiras públicas e ambulantes deverão ser monitoradas pela Vigilância Sanitária. Também estão suspensas as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal José Henrique de Lima (HMJHL).