De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, 866 profissionais da saúde estão afastados no momento por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O município tem, ao todo, 2.148 profissionais que trabalham diretamente no cuidado aos pacientes da Covid-19, seja da saúde ou de apoio ao funcionamento das unidades provisórias criadas pela prefeitura.
Dos 1.233 médicos do município, 169 estão afastados do trabalho por suspeita de Covid-19. Eles já foram testados e aguardam o resultado do exame. Ao todo, existem 906 enfermeiros na rede estadual e são 146 estão afastados e entre os 1.516 técnicos de enfermagem, 299 estão afastados também por suspeita da infecção.
Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30), o prefeito Geraldo Júlio anunciou a contratação de mais 802 profissionais. O reforço é para substituir os médicos, enfermeiros e outras categorias que adoecem. O afastamento do profissional dura em média de 15 dias, então a preocupação é repor essas equipes a tempo.
“Há um desafio de montar novas estruturas. Quando a gente olha para o número de profissionais afastados, esse percentual está dentro do que é observado nos grandes servidos do mundo inteiro. É muito importante que o adoecimento dos profissionais não aconteça ao mesmo tempo. Portanto, as medidas de distanciamento social são fundamentais para que as equipes possam ser recompostas após o período do afastamento para que não tenha quebra da possibilidade de fazer o atendimento”, comenta o secretário municipal de saúde, Jailson Correia. (DP)