O Abatedouro Municipal de Petrolina, que está desativado desde 2016, deve voltar a funcionar em breve, segundo a prefeitura do município. Para tanto, acontecerá no dia 18 de maio, a partir das 10h, uma Audiência Pública online que será transmitida pelo perfil oficial da prefeitura (@prefeiturapetrolina) no Instagram.
Durante a audiência serão apresentados os principais conteúdos do edital de licitação, aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que será lançado no mesmo dia para consulta popular no site da prefeitura. Serão discutidos os aspectos jurídicos, a viabilidade econômica, como também os benefícios para a saúde pública que serão logrados a partir do momento que a população poderá consumir carnes saudáveis com procedência segura, seguindo todos os requisitos fitossanitários, ajudando a combater ainda o abate clandestino.
Com a reabertura do abatedouro, a prefeitura estima geração de emprego e renda, a fiscalização de órgãos como a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), além da implementação do sistema de tratamento dos resíduos dos abates, a entrega sem custo para os marchantes de Petrolina, dentre diversos outros pontos que também serão apresentados durante a Audiência Pública.