A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU) está realizando a testagem rápida para COVID-19 nos profissionais de saúde, grupo mais exposto à transmissão do vírus, que estão atuando na linha de frente do combate à doença. Os testes rápidos já foram realizados em todos os profissionais que estão atuando na UPA – principal porta de entrada para os sintomáticos respiratórios gripais no município, maternidade e posteriormente serão aplicados nos profissionais que atuam no SAMU e na Unidade de Atendimento Pediátrico. O objetivo é dar mais segurança para profissionais e pacientes.
O município recebeu 940 testes rápidos através de doação do governo do estado e adquiriu, com recursos destinados ao combate à pandemia, mais 8 mil testes e outros 400 com recursos próprios. Todos estão sendo utilizados nos profissionais de saúde e também nos pacientes notificados através das unidades básicas de saúde e do Call Center. “Iniciamos a testagem nos pacientes notificados pela nossa rede de atenção básica e vigilância epidemiológica e agora, progressivamente, começamos a testagem nos profissionais de saúde. Até o momento, já foram testados 157 profissionais e nos próximos dias pretendemos finalizar esta etapa”, afirmou a superintendente de Atenção Especializada Cilene Duarte.
Além de proporcionar segurança aos profissionais e pacientes, a realização dos testes rápidos auxiliará a secretaria no retorno ao trabalho dos profissionais de saúde notificados como casos suspeitos para a COVID-19. “A aplicação dos testes nos ajuda a entender em que momento da doença o servidor está e qual tratamento ele precisa, além de mediar o período de tempo que ele ficará afastado do serviço evitando assim a contaminação do ambiente”, destacou Duarte.
Para o diretor médico da UPA, Júnior Tanuri “a testagem dos profissionais além de possibilitar a quebra da cadeia de transmissão do vírus e um diagnóstico precoce da doença é uma demonstração de cuidado da gestão”, afirmou. De acordo com ele, na testagem realizada, não foi identificado nenhum caso positivo entre os profissionais.
Ainda superintendente Cilene Duarte ressalta ainda que a aplicação dos testes nos profissionais de saúde atende à recomendação técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). “Nessa grande batalha eles precisam estar bem de saúde para cuidar de todos nós e, dessa forma, fazendo os testes rápidos, podemos identificar aqueles que possivelmente tiveram contato com o vírus e afastá-los da linha de frente. Assim, eles poderão se cuidar, ser acompanhados por nossas equipes e retornar ao atendimento aos pacientes, em todos os procedimentos que prestamos à população, apenas quando realmente tiverem curados. Com essa testagem, conseguimos cuidar dos profissionais e em paralelo cuidamos também de suas famílias e daqueles que de alguma forma tenham contato com eles”, concluiu.