Além de todas as precauções de higiene, distanciamento, o formato do atendimento na Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina foi modificado por causa da pandemia de Covid-19. Quem procura a AGE passa por uma triagem e é direcionado para a sala onde será atendido, a depender da solicitação.
“A gente criou um fluxo para não ter tumulto, não ter muita gente ao mesmo tempo. A gente está respeitando o decreto, as normas da Secretaria de Saúde, do Ministério da Saúde, para que a gente possa, realmente, voltar a oferecer o crédito, mas também toda uma orientação de gestão neste período de retomada da economia”, explicou o diretor presidente da AGE, Sebastião Amorim no Nossa Voz desta quarta-feira (10).
Segundo o gestor da Agência, principalmente para os pequenos empreendedores, a dificuldade é grande. Por isso, a AGE voltou a ofertar todas as linhas de crédito. “A gente fez uma portaria ampliando todas as linhas de crédito, desde a popular, que é um empréstimo de R$ 2 mil onde vai para três meses de carência”, destacou Amorim.
Além disso, a AGE está acelerando a análise de novos financiamentos. “No máximo em uma semana, o dinheiro vai estar na conta desses empreendedores. Porque a gente entende que, neste momento, eles precisam de capital de giro para que eles possam dar a guinada neste início de retomada da economia. (…) E essas linhas de crédito, a gente acredita que vão dar um fôlego a esses empreendedores, nesse momento de retomada”.
Os critérios para solicitar empréstimos são: não pode ter restrição no SPC, Serasa e se tiver devendo IPTU, é preciso negociar para ficar apto a receber o dinheiro. Aos trabalhadores informais, basta apresentar a documentação pessoal e comprovante de residência. Quem tem CNPJ, apresenta os documentos pessoais e da empresa, além da análise do rendimento referente ao período anterior à pandemia, já que, em alguns casos, o faturamento chegou a ser zerado.
Outra medida foi a prorrogação de pagamento de quem já possui financiamento na agência por cinco meses. “Quem tinha boleto para pagar em abril, vai pagar só em setembro. De maio, só em outubro e de junho só em novembro”, exemplificou Amorim.
A AGE funciona, das 8h30 às 12h, na Rua Castro Alves, nº 55, Centro de Petrolina. Outras informações pode ser obtidas pelo telefone: (87) 3861-8270.