Violência contra idosos aumenta na pandemia e vice-prefeita de Petrolina destaca a importância de denunciar

0
(foto: reprodução)

Nesta segunda-feira (15), Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela participou do Nossa Voz. Ela destacou o trabalho da gestão municipal no combate a essa prática criminosa.

Segundo Luska, a data foi instituída “justamente para criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa que pode vir de várias formas. Seja a violência física, psicológica, financeira, sexual e as que acontecem mais: o abandono e a negligência”.

O Junho Violeta deste ano é atípico por causa da pandemia de Covid-19. Por isso, as atividades foram antecipadas em Petrolina. Desde março, foram quase 7 mil abordagens nas ruas, mais de mil ligações de monitoramento para os frequentadores dos Centros de Convivência de Idosos, 195 visitas domiciliares de averiguação, além de 188 beneficiados com kits alimentares distribuídos.

Além disso, o município registrou a redução no número de ocorrências. “Em 2019, de janeiro a maio, nós tivemos 131 denúncias. Esse ano de 2020, no mesmo período, foram 62. Já diminuiu bastante, mas não acabou, daí a importância da conscientização e da colaboração da sociedade”, pontuou a vice-prefeita.

Apesar dessa redução, observando os meses de isolamento social, foi possível constatar, em relação aos dois primeiros meses deste ano, um aumento de mais de 100% de registros. Por isso, o combate precisa continuar acontecendo. “Infelizmente, esse tipo de violência, na maioria das vezes, acontece no seio familiar”, lamentou Portela, reforçando que a sociedade pode ajudar nessa luta através da denúncia.

Em Petrolina, os canais são: Disk 100; Polícia Militar: 190; Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública: 153; durante a semana, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa: (87) 3863-9044, das 8h às 13h; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): (87) 3861-5371, das 7h30 às 13h; e o Centro de Atenção à Pessoa Idosa: (87) 3864-3291, das 7h às 13h.