Com o crescente número de denúncias relacionadas ao descumprimento dos decretos de prevenção ao novo coronavírus na zona rural de Petrolina, prefeitura e Polícia Militar somaram forças e intensificaram as fiscalizações. Nos primeiros três dias de atuação, a ‘Operação Convivência’ passou por núcleos irrigados dos Perímetros Irrigados Senador Nilo Coelho e Maria Tereza.
Sete bares foram interditados e 10 notificados por estarem funcionando irregularmente. Entre os dias 12 e 14 de junho, a fiscalização passou pelas localidades: N-04; N-05; N-06; N-07; N-08; N-09; e C2.
De acordo com o decreto, por enquanto, bares e restaurantes podem funcionar apenas com o serviço de entrega em domicílio. Para o segmento, o plano de reabertura gradual da economia prevê o retorno das atividades – atendendo 50% da capacidade – a partir da próxima segunda-feira (22).
As fiscalizações continuam enquanto estiverem em vigência os decretos emergenciais relacionados à pandemia. A Operação Convivência é resultado da parceria entre Guarda Civil Municipal, Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Agência Municipal do Meio Ambiente, Disciplinamento Urbano e Polícia Militar.
Denúncias
A desobediência aos decretos de prevenção à Covid-19 é considerada crime contra a saúde pública. Os estabelecimentos que descumprirem podem ser penalizados com multa, interdição e até cassação do alvará de funcionamento.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones da Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, 153, ou pelo WhatsApp: (87) 8106-7310.