Sobradinho decide hoje (17) se Lockdown será prorrogado

0
(imagem: divulgação PMS)

A secretária de Saúde de Sobradinho, Maysa Sanjuan participou do Nossa Voz desta quarta-feira (17) e falou sobre a situação do município com relação à Covid-19. De acordo com o último boletim, a cidade tem 104 casos confirmados e oito mortes pela doença. Maysa destacou que Sobradinho possui, até o momento, 17 leitos intermediários, três ventiladores mecânicos, além da assistência da Rede PEBA.

Segundo a gestora da pasta, o município vive momentos de tensão e preocupação com o aumento no número de casos e de mortes. Mas a secretária ponderou que o boletim municipal inclui dados de moradores de outros municípios como Petrolina e até Rio de Janeiro.

“Nós temos testes lançados no boletim de pessoas que foram testadas no Rio de Janeiro, mas que o cartão SUS é de Sobradinho. Tem pessoas que moram em Petrolina, mas trabalham em Sobradinho”, explicou Maysa, salientando ainda que outro fator que facilita a proliferação do vírus, é a entrada intensa de trabalhadores do setor eólico, que passam por várias regiões do país.

Lockdown

Com a cidade em Lockdown desde segunda-feira (15), a secretária disse que a Polícia Militar tem dado apoio para garantir o cumprimento das medidas restritivas. No entanto, é importante a compreensão e a participação da população.

“As pessoas são teimosas. Elas não aceitam, continuam fazendo encontros, fazendo farras, passeando, fazendo caminhadas, se encontrando em chácaras, fazendo festas. E isso é constatado pela nossa Vigilância Sanitária. (…) ocorre de ter um óbito e na mesma rua se fazer um aniversário”, desabafou Maysa Sanjuan.

Ainda segundo a secretária, a prefeitura já tem a recomendação da Promotoria Pública para prorrogar o Lockdown. “Isso será estudado, será discutido hoje (17) em uma nova reunião do Comitê, com a participação do Ministério Público. E nós vamos decidir se esse Lockdown vai ser prorrogado ou se vamos tomar outras atitudes”, explicou Sanjuan.