Os Pontos de Coleta implantados no início desse mês pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde/SESAU, nos postos de saúde dos bairros Santo Antônio, Maringá, Dom Thomaz, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Angari, Alto da Maravilha e Centro I têm intensificado os testes em Juazeiro e já confirmaram até o momento 61 casos positivos para a COVID-19.
O mapeamento imunológico através dos Pontos de Testagem nas comunidades obedece aos mesmos critérios do Ponto de Coleta da Escola Judite Leal Costa no bairro Maria Gorete. Após buscar atendimento no posto de saúde do bairro onde reside, o paciente é notificado e tem o seu teste rápido agendado a partir do décimo dia de sintomas. Na unidade do Tabuleiro, que até esta sexta-feira (10) contabiliza 31 testes realizados e 11 pacientes positivados para a COVID-19.
Gilberto Libório, superintendente de Atenção Básica da SESAU, ressalta o fortalecimento do município na prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus com diversas ações, entre as quais, o mapeamento imunológico nos pontos de coleta dos postos de saúde e também nas residências dos pacientes através do programa Vigilância COVID-19. “Essa ação estratégica tem como objetivo alcançar um número máximo de pessoas, principalmente aquelas que tiveram algum contato com pacientes confirmados para o novo coronavírus, visando combater a cadeia de transmissão da doença”, relata.
A oferta dos testes rápidos para Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde faz parte do conjunto de ações que compõem o planejamento da Prefeitura de Juazeiro no enfrentamento à pandemia. “O serviço oferecido pela rede municipal de saúde com os Pontos de Testagem e Vigilância COVID-1 faz parte de um conjunto de ações articuladas e complementares que, além de facilitar o acesso da população em tempo oportuno, garante maior resolutividade e nos auxilia no planejamento das demais estratégias”, enfatiza a diretora de Atenção Primária da SESAU, Simone Freire.