Comércio é retomado em praias de Pernambuco com fiscalização pelas prefeituras e restrições

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Foto: JAILTON JR / JC

Após a liberação do comércio de praia em Pernambuco a partir desta segunda-feira (31) pelo Plano de Convivência com a Covid-19, a fiscalização do cumprimento do protocolo de prevenção é de responsabilidade das prefeituras. As normas incluem o distanciamento de guarda-sóis, a higienização de cardápios e o uso de máscara por barraqueiros e banhistas (veja vídeo acima).

Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, era possível ver que as áreas para atender clientes começaram a ser montadas logo cedo, por volta das 6h. Representante da Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem, Severino da Silva estava otimista.

“Foi muito difícil, a praia nunca tinha fechado. Muita gente foi morar em casa de parente”, afirmou Silva, que espera recuperar parte do prejuízo no feriado de 7 de setembro.

Entre as mudanças, os barraqueiros destacaram a plastificação e higienização dos cardápios, além do oferecimento de álcool em gel para os clientes. “Esperamos que nosso cliente também tenha consciência e venha com máscara”, declarou o representante.

De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do estado, Maíra Fischer, não podem ser atendidos banhistas que cheguem à praia sem utilizar máscara. O item de proteção, segundo ela, só pode ser retirado no momento de alimentação ou no banho de mar.

“A fiscalização sobre essa questão vai ficar a cargo das prefeituras, fazendo orientação. Algumas vão fazer trabalho de conscientização, distribuindo máscaras para as pessoas”, disse.

Além das atividades nas praias, foram liberadas abertura de museus e exposições e o funcionamento de 100% do efetivo de trabalhadores de escritórios.

No Recife, 120 profissionais de órgãos como o Procon, a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) devem circular ao longo dos 8 quilômetros de orla.

“Estamos fazendo um apelo à população sobre o cumprimento das regras. É um trabalho de sensibilização para que essa retomada seja feita com muita cautela”, disse a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Barraqueiros retomam atividades na Praia de Boa Viagem
Barraqueiros retomam atividades na Praia de Boa Viagem

Desenvolvido em parceria com os trabalhadores do setor, o protocolo inclui o dimensionamento de boxes de até 16 metros quadrados, contendo um guarda-sol, uma mesa e quatro cadeiras. O espaço pode comportar até dez pessoas de um mesmo grupo (veja vídeo acima).

Em caso de descumprimento das medidas de higiene e segurança, os barraqueiros do Recife podem ter as atividades suspensas pela Semoc. “Para a população, não existe punição. Infelizmente, se as pessoas não respeitarem, a gente pode retroceder [no Plano de Convivência] e a gente não quer isso”, afirmou Ana Paula.

Confira as regras
Regras para permissionários

A ocupação deverá respeitar o distanciamento, devendo os permissionários dimensionar para cada grupo um box com área mínima de 4m x 4m;
A quantidade total de guarda-sol (ou ombrelone) e cadeiras por permissionário fi cará limitada à quantidade de boxes de 4m x 4m que couber na área total de ocupação autorizada pelas prefeituras a cada permissionário, nas seguintes proporções: um guarda-sol (ou ombrelone) por box; quatro cadeiras e uma mesa por box.
O guarda-sol (ou ombrelone) não pode ser removido de um box para outro em nenhum caso
Será permitido um máximo de 10 pessoas, de um mesmo grupo, por box

Distanciamento social

Fica proibida a realização de eventos públicos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas nas praias
Respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas de boxes diferentes
Respeitar o distanciamento mínimo de 4m entre as hastes dos guarda-sóis (ou ombrelones), devendo este estar no centro do box
Higiene

Todos os funcionários, prestadores de serviço e clientes, deverão utilizar máscaras

Apenas poderão acessar o serviço os clientes que estiverem fazendo uso de máscaras

Para o cliente, o uso de máscara será obrigatório, exceto quando os clientes estiverem se alimentando ou ingerindo líquidos, após a ingestão retornar ao uso de máscaras
Organizar os cardápios de forma a serem plastificados ou impressos em material que possibilite a higienização após.

Cada novo atendimento

Quando oferecer temperos como sal e pimenta, além de itens como palitos de dente e adoçantes, priorizar o formato de sachês individuais

Reforçar a limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (cadeiras, mesas/apoio, guarda-sol e bandejas) e qualquer outro material de trabalho, após o uso de cada cliente. Desinfetar com produtos à base de cloro, álcool, fenóis, quartenário de amônia, álcool a 70% líquido
Deve ser disponibilizado a funcionários e clientes, álcool 70% líquido ou gel para higienização das mãos
Reforçar boas práticas no lugar onde os alimentos serão preparados e reservar espaço para a higienização dos alimentos de acordo com o Programa Alimento Seguro (PAS) ou outro protocolo similar
Devem ser oferecidos talheres, pratos, copos e utensílios devidamente higienizados e preferencialmente em embalagens individuais (ou descartáveis)

Comunicação e monitoramento

Utilizar intensivamente os meios de comunicação disponíveis para informar aos clientes sobre as medidas adotadas de higiene e precaução
Utilizar todos os meios de mídia interna, assim como, as redes sociais, para divulgar as campanhas e informações sobre a prevenção do contágio e sobre as atitudes individuais necessárias neste momento
Acompanhar diariamente o estado de saúde dos seus funcionários e afastá-los por dez dias, quando apresentarem qualquer sintoma sugestivo de Covid-19. Mediante resultado negativo de teste apropriado, voltar de imediato ao trabalho


Orientar os trabalhadores que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo Atende em Casa. Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde. (G1 PE)