Eleitores de Alagoinha, Jupi e Terezinha, todas no Agreste de Pernambuco, terão apenas uma opção de candidato para prefeito nas eleições deste ano, a serem realizadas no próximo 15 de novembro.
As três são as únicas cidades dos Estado com os candidatos solitários – cenário este que se repete em outras 106 cidades do País. Nos três casos pernambucanos, inclusive, os concorrentes são os atuais prefeitos e buscam a reeleição.
Em Alagoinha, cidade com 12.476 eleitores, o maior quantitativo das três, o candidato Uilas Leal (PSB) foi o único a lançar chapa para ocupar a prefeitura. Já em Jupi, os 11.748 votantes poderão escolher entre o candidato Marcos Patriota (DEM) ou votar em branco ou nulo. E em Terezinha, Matheus Martins (PSB), será submetido à votação de 6.591 eleitores aptos a votar este ano.
Ser o único candidato, no entanto, não garante a vitória na eleição para os concorrentes. Isso porque a legislação eleitoral obriga a maioria absoluta de votos para eleição para um cargo executivo, como o de prefeito.
A soma não inclui, no entanto, o número de votos em branco ou os nulos. Na prática, portanto, basta o candidato votar em si mesmo para ser eleito.
Os dados constam no repositório de dados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).