Pernambuco recebeu um dos pacotes das ‘sementes misteriosas” não solicitados vindos de quatro países asiáticos pelos Correios. Lembre aqui. Para esclarecer dúvidas da população, o Nossa Voz conversou nesta quinta-feira (08) com o superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco, Carlos Ramalho. Agricultores pernambucanos e a população no geral receberam esses materiais.
Na oportunidade, o superintendente esclareceu que no país já somam 258 pacotes de sementes sem nenhuma certificação e que não foram solicitadas pelos agricultores, como também pelos brasileiros. “Esses materiais estão vindo relacionadas a alguma compra da China ou algum outro país da Ásia. Essas sementes estão sendo verificadas, analisadas e levadas para o laboratório do Ministério da Agricultura em Goiás. Essa semana saiu um resultado que foram verificadas fungos, bactérias e ácaros”, contou Ramalho.
Cuidados
De acordo com o superintendente Federal de Agricultura, a população deve estar bastante alerta com relação ao receber um pedido desse tipo. “Não abram, não jogue no lixo e não plante. Orientamos que a população ligue para a gente no Ministério da Agricultura. Em Petrolina tem uma unidade que fica localizada no Centro de Convenções da cidade. Podem procurar nosso pessoal para deixar as sementes que a gente toma providências necessárias”.
“A preocupação maior dessas três cuidados que a gente costuma ter, é que temos áreas agrícolas em Petrolina de uma produção fantástica. O perigo que uma plantação dessa pode sofrer, caso alguma semente dessa tenha algum tipo de praga, é ocorrer uma situação devastadora”, destacou Carlos.
Como identificar
Segundo informações do superintendente, cada pacote tem um padrão específico, estão vindo em tamanho, tipos e cores diferentes. Um pacote suspeito com sementes dentro, fechado vindo pelos Correios, quem receber não será penalizado é só procurar o Ministério da Agricultura em Petrolina. Quem já plantou seguem essas recomendações. O Ministério está investigando para saber como essas sementes estão vindo para o Brasil.
Quem receber as ‘sementes misteriosas’ deve entrar em contato pelos canais: Em Petrolina, o Ministério da Agricultura funciona no Centro de Convenções; através do site: www.agricultura.gov.br ou pelo telefone (87) 3861.2023.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)