Vereadores avaliam eleição e derrotados apontam vitória do poder econômico

0

Na sessão ordinária desta terça-feira (17), os vereadores aproveitaram para agradecer os votos recebidos no último domingo (15), avaliando o transcorrer do processo eleitoral em Petrolina. Com poucas renovações este ano, a atual composição da Casa Plínio Amorim perdeu apenas sete dos 23 integrantes. Sendo assim, apenas Alvorlande Cruz, Cícero Freire, Cristina Costa, Paulo Valgueiro, Ronaldo Cancão, Osinaldo não obtiveram a votação necessária para permanecer no Legislativo Municipal a partir de 1º de janeiro de 2021.

Gabriel Menezes também não renovou o mandato, pois concorreu ao cargo de prefeito de Petrolina. A derrota nas urnas não tirou de alguns deles a disposição de trabalhar pela cidade. Cícero, Cristina e Paulo Valgueiro compareceram a sessão e receberam condolências dos colegas.

Primeiro a se pronunciar sobre o assunto, o vereador Ronaldo Silva lamentou a falta de reconhecimento da população aos serviços prestados pelos parlamentares. Ele reforçou o empenho de todos na contribuição com a qualidade de vida da população.

Todos agradeceram as votações recebidas e renovaram seus compromissos em defender os interesses do povo, mesmo os que não estivessem exercendo o mandato. Foi o caso da vereadora Cristina Costa.

Com 1478 votos recebidos, a petista não conseguiu se manter na Câmara e o PT terá apenas Gilmar Santos no Legislativo pelos próximos quatro anos.

“Nessa política não foi o reconhecimento (…), foi o recurso. em nenhum momento eu pensei em empenhar casa, vender carro, porque para mim isso não é profissão. Eu só ficaria nessa Câmara de Vereadores até o dia que eu fosse útil para ajudar a população de Petrolina. É com tranquilidade e com o coração ameno e aliviado… Dei a minha contribuição enquanto mulher, petista, negra, professora e com muito orgulho , de cabeça erguida, de ter passado três mandatos nessa casa legislativa”, afirmou Costa, em seu discurso.

Consciência tranquila

Conformado com brusca queda no número de eleitores, Paulo Valgueiro, que em 2016 obteve 2.734 votos, reforçou a importância de ter a consciência limpa.

“A política é assim mesmo, é uma roda gigante. Hora estamos por cima e hora estamos por baixo, mas o importante é manter a cabeça erguida, manter a nossa coerência e ter certeza de que cumpriu, aqui na Casa Plínio Amorim, o verdadeiro papel. Esses 604 votos que a gente conquistou nessa eleição de 2020 são frutos desse trabalho. Não fui na casa de ninguém comprar um voto. Não fui em lugar nenhum oferecer vantagens escusas para conquistar um voto. Fui sempre com a minha mensagem de honestidade, trabalho, a mensagem de quem representa a população de Petrolina de verdade”, assegurou.

Cícero Freire foi mais um a agradecer aos familiares e eleitores, principalmente os moradores do Gercino Coelho, bairro onde reside. Eleito em 2016 com 1.619 votos, na disputa deste ano ele ficou na quarta suplência do seu partido, o Republicanos, com 1.019 votos.