Cappellaro cobra pactuação com Petrolina para custeio do Hospital de Lagoa Grande

0

Reeleito com 12.203 votos, o que corresponde a 79,25% da escolha dos eleitores, Vilmar Cappellaro, afirma que a ampla preferência da população não o acomodará. O prefeito de Lagoa Grande, inclusive já elegeu a novas prioridades da nova gestão.

Além de melhorias na infraestrutura, a cidade possui um gargalo relacionado a área da saúde. Segundo Cappellaro, o município tem cerca de 26 mil habitantes, entretanto, conta com uma grande população flutuante. Com isso, a demanda de atendimento no Hospital Municipal de Lagoa Grande está sempre acima do que é financiado pelo Sistema Único de Saúde.

Outro fator agravante, de acordo com o gestor, está relacionado à população de Izacolândia. A localidade pertence ao município de Petrolina, entretanto, os seus moradores sempre recorrem ao atendimento em Lagoa Grande pela proximidade.

Questionado se já houve uma tentativa de pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde petrolinense, para repasse de recursos referentes a esse atendimento, Vilmar relata ter feito algumas tentativas de entendimento, mas sem sucesso.

“Nós recebemos cerca de R$ 500 mil para custeio do hospital e gastamos quase R$ 1,5 milhão. Temos uma cobertura de 100% na atenção básica com postos de saúde mas hospital é um gargalo pela demanda não custeada”, explicou Cappellaro, assegurando que voltará a procurar a Prefeitura de Petrolina em busca por uma solução para esse problema.

Outras metas

O prefeito reeleito também traçou as metas para sua próxima gestão, entre elas está o desenvolvimento área rural. Entre as ações está a continuidade da assistência aos criadores da caprinovinocultura com a distribuição de vermífugos, a capacitação através de ciclos de palestras e o fortalecimento da agricultura familiar.

O gestor também destaca a instalação do pátio da feira em Jutaí e a etapa final das obras de construção do Matadouro Municipal.

Nas área irrigada o plano é estabelecer parceria com as empresas do agronegócio, atrair novos investidores e consolidar o enoturismo.

Câmara de Vereadores

Da mesma forma em que foi reeleito com uma votação expressiva, Vilmar Cappellaro também conquistou uma ampla bancada na Câmara Municipal de Lagoa Grande. A bancada situacionista contará no próximo ano com nove aliados com a possibilidade de agregar mais um. O vereador Vavá (SD) que durante o pleito manteve-se neutro pode ser o 10º integrante da base do prefeito. Na oposição, apenas a vereadora Lindaci (DEM) foi confirmada.

Sobre a eleição da mesa diretora, o prefeito reeleito assegura respeitar a autonomia do Poder Legislativo. “O poder é soberano e eles [vereadores] devem buscar o entendimento”, explicou. Entretanto, Cappellaro revela que vai se reunir com os parlamentares para saber como estão os entendimento em torno da eleição da mesa diretora.