O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve visitar Pernambuco nos dias 23 e 24 de maio, em sua primeira viagem ao Nordeste desde que assumiu o mandato. Segundo o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE), que é vice-presidente da comissão especial da reforma da Previdência, ele deve anunciar no Estado o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família e obras.
De acordo com a agenda confirmada pelo Palácio do Planalto, no dia 23, Bolsonaro deve sobrevoar a transposição do São Francisco, que ainda está em obras no trecho entre Pernambuco e Ceará, parte do eixo norte. Além disso, deve visitar a fábrica da Fiat, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife. No dia seguinte, o presidente deve ir à sede da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), na Zona Oeste do Recife.
O PSB, partido do governador Paulo Câmara, faz oposição a Bolsonaro. A situação se repete em todos os outros oito estados da região, onde, nas últimas eleições, o PT conseguiu eleger filiados ou aliados. Os governadores do Nordeste se reuniram nessa quinta-feira (9) pela primeira vez com o presidente e entregaram uma carta pedindo recursos para a educação e a retomada de obras.
Apesar disso, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), também é pernambucano. O emedebista ainda é cotado para assumir o Ministério da Integração Nacional, que deve ser recriado. (com informações do Blog Jamildo)