A campanha do Papai Noel dos Correios foi adaptada para garantir as medidas de segurança sanitária durante a pandemia do novo coronavírus. As crianças que desejam enviar a sua cartinha e os padrinhos e madrinhas que querem adotar um pedido em Pernambuco devem fazer o processo pela internet.
“Esse ano, a campanha teve que sofrer algumas adaptações para que a gente pudesse trabalhar com segurança e oferecer segurança também aos padrinhos”, afirmou Luciane Arcoverde, instrutora da campanha Papai Noel dos Correios.
É possível adotar, inicialmente, cartinhas de crianças dos municípios do Recife, Arcoverde, no Sertão; Bezerros, Cachoeirinha e Caruaru, no Agreste pernambucano. Segundo a representante dos Correios, ao todo, a campanha deve atingir 25 municípios têm agências da instituição no estado. A lista, disponibilizada no site da campanha, está em atualização.
Podem participar crianças com até 10 anos em situação de vulnerabilidade social e também que sejam estudantes da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental. Também são aceitas cartas de crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Segundo os Correios, é preciso que as crianças façam a cartinha à mão e, depois, fotografem ou digitalizem o manuscrito para enviar até o dia 30 de novembro. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção
Já os adultos que desejam adotar um pedido devem entrar no blog e clicar na opção “adotar agora”. Com base na localidade informada, a plataforma apresenta as cartinhas e as sugestões de locais de entrega dos presentes. Os padrinhos também recebem uma confirmação pelo e-mail.
“No ano passado, nós atendemos mais de 27 mil cartinhas, foi excelente. Este ano estamos aqui, contando com a parceria e a disposição dos padrinhos em participar para atender ainda mais crianças”, afirmou a diretora da campanha.
A entrega dos donativos deve ser feita até o dia 23 de dezembro nas unidades dos Correios indicadas no momento da adoção. A instituição informou que é obrigatório o uso de máscaras e distanciamento social dentro dos espaços.
Os Correios informaram que, ao longo da campanha, outros locais podem ser disponibilizados. Os endereços podem ser consultados pela internet.