Em Petrolina, reeducandos prestam serviço nas áreas de esportes, cultura e limpeza

0
Foto: Divulgação/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Os setores de cultura, esportes e de limpeza da prefeitura de Petrolina, no Sertão do estado, recebem, ao longo da semana, reforço nos serviços de limpeza e manutenção por meio de reeducandos do regime aberto e em livramento condicional. Ao todo, 20 deles vão participar de um mutirão de limpeza no estádio Paulo de Souza Coelho, que nesta sexta-feira (11), de acordo com a prefeitura local deve receber a visita do Ministro dos Esportes para lançamento de um projeto poliesportivo.

Acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o grupo faz parte de uma equipe de 96 apenados que exercem atividades através de convênio de empregabilidade com o Patronato Penitenciário. No estádio, eles realizam limpeza e capinação do gramado, varrição e poda na área externa do equipamento.

“Acreditamos em apenas dois caminhos para impedir a reincidência do público acompanhado pelo Patronato: o Trabalho e a Educação, e nesse aspecto tem a comprovação das baixas taxas de reincidências para quem escolhe aderir às políticas ofertadas pelo Patronato”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.   Além dos serviços na área de esportes, os reeducandos  trabalham na Biblioteca Cid Carvalho fazendo serviços de limpeza e arrumação dos livros, e no Museu do Sertão, além de desempenharem atividades na recepção e também na limpeza.

Ainda tem 64 apenados na varrição das ruas, parques e praças. “São pessoas produtivas e dão mais agilidade aos serviços”, explica Erismar Dantas, Diretor da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da cidade. Atualmente, 1.220 reeducandos do regime aberto estão trabalhando no estado, através de convênios do Patronato Penitenciário com empresas públicas e privadas. No mesmo período de 2019 eram 1.095.