Considerado serviço essencial, o funcionamento das agências bancárias absorve uma alta demanda diária e por isso, os funcionários dessas instituições mantém contato constante com o público. Diante disso, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Juazeiro e Região, (SEEB), Maribaldes Silva vem cobrando a inclusão desses trabalhadores na lista de prioridades para vacinação contra a covid 19.
“Nós tivemos muitos casos de bancários contaminados. Não só os bancários, mas vigilantes, copeiras, todos são linha de frente. E nós estamos pedindo a Fenaban [Federação Brasileira de Bancos] que interceda junto ao Ministério da Saúde para que os bancários, que estão linha de frente, estão incluídos nos grupos de risco, então por que estão de fora? Na hora de prestar o serviço estão na lista do que é essencial, mas na hora de receber a vacina ele não é essencial?”, questionou.
Para o sindicalista, é necessário pesar a importância de imunizar a categoria, até mesmo para que sejam mantidos os efetivos nas agências. Com isso, é possível reduzir o tempo de permanência nesses locais, dispersando os clientes após o atendimento para evitar aglomerações. “Há dois pesos de duas medidas e a gente pede as autoridades que intercedam pelo trabalhador, pelo bancário que está na linha de frente, não parou hora nenhuma. Os bancários têm suas famílias, muitas vezes coabitam com pessoas que tem comorbidades, então a gente faz esse apelo.