Documentos recomendando a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de profissionais de saúde que não atuem no atendimento direto a pacientes, na vigilância, na regulação ou na gestão em saúde foram enviados às secretarias de Saúde do Recife e de outras 82 cidades pernambucanas.
A recomendação é válida para essas 83 localidades e foi expedida pelas seguintes instituições: ministérios públicos Federal (MPF), de Pernambuco (MPPE), do Trabalho (MPT) e defensorias públicas da União (DPU) e do estado (DPPE).
O objetivo da recomendação é “suspender imediatamente a vacinação dos profissionais de saúde que atuem em estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginásticas, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal”, informou o MPF, em nota.
Os documentos determinam como única exceção os profissionais que já tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19: para evitar desperdício do imunizante, eles devem receber a segunda dose.
Ainda de acordo com o MPF, isso “contraria as orientações internacionais e nacionais sobre a vacinação para combate à pandemia”, devido ao “contexto de escassez de insumos e transmissão comunitária da doença, como no caso do Brasil”.
Nesse cenário, devem ser grupos prioritários do primeiro estágio da vacinação, com base no roteiro da Organização da Mundial da Saúde (OMS) para Priorização na Aplicação de Vacinas Covid-19, “os trabalhadores da saúde ‘com alto ou muito alto risco de adquirir e transmitir infecções’, assim definidos aqueles que trabalham diretamente no atendimento de pacientes confirmados ou casos suspeitos da doença”, segundo o MPF.
Por isso, as instituições que assinaram os documentos recomendaram também que não devem ser incluídos na fase atual da vacinação contra a Covid-19:
- os profissionais de saúde inativos, aposentados ou que estejam trabalhando em sistema de teletrabalho;
- os profissionais que, mesmo habilitados em áreas de saúde, desempenhem atividades exclusivamente acadêmicas, como professores ou pesquisadores de instituições de ensino;
- os profissionais que atuam sem contato físico direto com o paciente.
Cidades afetadas pela recomendação
- Abreu e Lima
- Afrânio
- Água Preta
- Águas Belas
- Alagoinha
- Angelim
- Araçoiaba
- Arcoverde
- Barreiros
- Belém de Maria
- Bom Conselho
- Bom Jardim
- Brejão
- Buenos Aires
- Buíque
- Caetés
- Calçado
- Camaragibe
- Canhotinho
- Capoeiras
- Carpina
- Catende
- Chã de Alegria
- Correntes
- Dormentes
- Feira Nova
- Gameleira
- Garanhuns
- Glória do Goitá
- Iati
- Ibimirim
- Ibirajuba
- Igarassu
- Ilha de Itamaracá
- Inajá
- Itaíba
- Itapissuma
- Jaboatão dos Guararapes
- Jaqueira
- João Alfredo
- Joaquim Nabuco
- Jucati
- Jupi
- Lagoa do Carro
- Lagoa do Itaenga
- Lagoa do Ouro
- Lagoa Grande
- Lajedo
- Limoeiro
- Machados
- Manari
- Maraial
- Moreno
- Nazaré da Mata
- Olinda
- Palmares
- Palmeirina
- Paranatama
- Paudalho
- Paulista
- Pedra
- Pesqueira
- Petrolina
- Poção
- Pombos
- Quipapá
- Recife
- Ribeirão
- Saloá
- Santa Maria da Boa Vista
- São Benedito do Sul
- São Bento do Uma
- São João
- São José da Coroa Grande
- São Lourenço
- Sertânia
- Tamandaré
- Terezinha
- Tracunhaém
- Tupanatinga
- Venturosa
- Vitória de Santo Antão
- Xexéu