A Prefeitura de Juazeiro começa nesta terça-feira (13), a campanha nacional de vacinação contra a gripe na zona rural do município. Na área urbana, a vacinação começou nesta segunda-feira (12) em todas as Unidades Básicas de Saúde. A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus.
A técnica de enfermagem Emily Ruana levou a filha, de 7 meses, à UBS do Novo Encontro para ser imunizada. “É importante porque a gente previne doenças e preserva a saúde dela”, diz.
A campanha nacional será dividida em três fases, considerando os grupos prioritários. O grupo da Fase 1, será imunizado entre os dias 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças entre 6 meses de vida a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulher no pós-parto), povos indígenas e trabalhadores de saúde.
Fase 2
Entre os dias 11 de maio e 08 de junho acontecerá a segunda fase, para imunização de idosos acima de 60 anos e professores.
Fase 3
Na terceira fase serão vacinadas no período de 09 de junho a 09 de julho, grupos de comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes públicos (coletivo/ rodoviário e metroviário), portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município funcionarão como locais de vacinação contra a gripe.
Na zona rural, as UBS’s funcionam das 8h às 12h para vacinação.
Covid-19
É necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da Covid-19 e da gripe. Para quem vai receber a primeira ou segunda dose da vacina contra o coronavírus em breve, é importante priorizar a data, para depois se imunizar contra a gripe.