O Programa Nossa Voz desta terça-feira (05) entrevistou, com exclusividade, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O gestor do Estado fez um balanço sobre o enfrentamento à pandemia , a expectativa para o novo decreto de medidas restritivas, já que o vigente vence no próximo domingo (9). Além disso, Câmara falou sobre assuntos como segurança e infraestrutura.
Com Pernambuco sendo um dos estados com tendência de alta no números de mortes confirmadas, o governador afirmou que vem trabalhando incansavelmente desde março de 2020 no enfrentamento à pandemia. “Temos trabalhado desde o último ano, fortalecendo a rede de saúde, monitorando casos, criando um comitê de combate ao vírus para basear os decretos de medidas restritivas e cuidados com a população. Infelizmente, esta nova variante é ainda mais cruel, tem acometido de forma grave pessoas cada vez mais jovens. Os números pararam de crescer , mas ainda não caíram como a gente deseja, por isso, buscamos que a população entenda que ainda há um período a atravessar, tomando todos os cuidados necessários”, frisa.
Sobre o decreto que vence no próximo domingo (9), Dia das Mães, e a expectativa da manutenção das medidas restritivas. “Durante esta semana vamos divulgar como irá se dar as medidas restritivas, que têm uma tendência de continuar no mês de Maio. Faremos algumas alterações pontuais, pois, precisaremos ter ainda um período de restrição para que possamos ter um segundo semestre melhor”.
Com relação à vacinação, Câmara citou que o atraso da Coronavac, que ocorre em todo o país, tem acarretado em prejuízo na aplicação da segunda dose em diversos municípios. “Houve a autorização por parte do Ministério da Saúde que utilizássemos a vacina sem a necessidade de guardar a segunda dose, infelizmente tiveram atrasos na importação na matéria-prima. Portanto, nossa orientação é que quando cheguem as novas doses da Coronavac ela seja destinada à aplicação da segunda dose”, explica.
Segurança
Com relação à segurança, o governador destacou que os primeiros quatro meses de 2021 foram marcados pela redução no número de homicídios. “Este é um bom indicador, pois segurança é um trabalho diário. Então, é um número importante, pois percebemos que a política pública do Pacto pela Vida tem uma efetividade. Temos a expectativa de ter, em 2021, um dos melhores anos do Pacto pela Vida. Pretendemos ainda chamar cerca de 750 policiais militares que passaram no concurso, 250 bombeiros militares, 100 delegados de Polícia, enfim, investimentos para garantir que as pessoas tenham garantidos o seu direito de ir e vir.
Infraestrutura
Câmara destacou que a malha viária de Pernambuco tem sido recuperada. “A PE 550, que liga Projeto Fulgêncio à Urimamã, irá iniciar em junho; a PE 635, que liga Dormentes a Afrânio, já está com 80% concluída. Em Petrolina, a PE 655 deve ter a execução iniciada no segundo semestre e a PE 674, em Lagoa Grande, deve iniciar ainda este mês”, destacou.