Com a reforma concluída em 2018, o Abatedouro Público de Petrolina Geormarco Coelho foi finalmente inaugurado nesta quinta-feira (03). O equipamento público foi alvo de uma ação judicial movida por um morador daquelas imediações e após vários recursos impetrados, a Prefeitura Municipal pode iniciar as operações da unidade, agora gerenciada pelo grupo Equipe Abate. Vencedora da licitação, a empresa recebeu a concessão, colocando em prática a experiência no segmento, já que também administra os abatedouros em Garanhuns e Afogados da Ingazeira
“Aqui, a Prefeitura vai receber dinheiro na verdade, porque todo rendimento que o matadouro dá pela empresa ela pagará um percentual desse resultado. Então, do que antes era uma operação deficitária onde só a prefeitura tinha com colocar dinheiro, agora, além de ter todos os benefícios diretos como já citei, também haverá o retorno financeiro e com esse dinheiro podermos ajudar, sejam os merchantes, os feirantes ou qualquer outro tipo de obra em que a prefeitura possa assim, entender”, destacou o prefeito Miguel Coelho em entrevista ao Nossa Voz na manha de hoje.
Além dos aspectos socieconômicos, Coelho ainda revelou o alívio de garantir a segurança sanitária no abate de animais na cidade. “É um compromisso da nossa primeira gestão e que teríamos inaugurado se não fossem os entraves jurídicos, que acabaram acontecendo. Mas nos últimos dias o Superior Tribunal de Justiça reconheceu os direitos da Prefeitura e que a obra cumpre todos os requisitos legais, ambientais, sanitários, enfim. Então, esse é um equipamento importante porque não estamos falando apenas em geração de emprego, como já podemos ver a equipe toda contratada, como também na parte econômica, dos marchantes, segurança sanitária para as pessoas que querem comprar uma carne com segurança, sabendo que houve todo um processo de respeito ao animal, até no abate, mas também de segurança sanitária na hora de comer. Então é algo que a gente fica muito feliz em celebrar, entregar”.
Ciente da demanda, o prefeito de Petrolina demonstrou disposição em ampliar a estrutura. “E agora, torcer, para que a gente possa não só entregar, mas já pensar na ampliação dele porque sabemos que esse abatedouro não atenderá apenas Petrolina, mas sim toda região, inclusive de Pernambuco e da Bahia”, ponderou.
O Abatedouro, que fica localizado no bairro Pedra do Bode, conta com câmaras de resfriamento e estocagem; caldeira; caminhão-baú refrigerado; área de expedição e evisceração; vestiários; banheiros e esterqueira, com capacidade de abate em torno de 100 a 500 animais por dia.